MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Aveiro
Inventory number:
10/M
Supercategory:
Arte
Category:
Escultura
Name:
Maquineta
Title:
Maquineta de Santa Maria Madalena
Author:
Desconhecido
Date / Period:
XVIII A.D - Período de D.José I (1750-1777)
Material:
Madeira, gesso/cré, folha e/ou pó de ouro e pigmentos
Holder:
Madeira
Technique:
Talha e ensamblagem de elementos e pintura da madeira segundo a técnica do estofo e/ou da estampilha
Measurments (cm):
height: 106; width: 75; depth: 42;
Description:
Caixa paralelepipédica envidraçada na face principal e nas duas laterais com a face posterior de madeira, sendo este painel pintado no seu interior. Assenta sobre quatro pés entalhados e dourados. Na face principal a porta de vidro tem moldura amovível com dobradiças à esquerda (da peça) e uma fechadura ao centro no lado oposto; esta porta é recortada superiormente desenhando um arco ao centro e dois segmentos contracurvados nos extremos; tem moldura entalhada e dourada com folhagem lanceolada intercalada por contas. Quartelões entalhados e vasados fazem a união, nas esquinas da caixa, das faces envidraçadas; remate superior tripartido segundo três frontões triangulares, decorados com folhagem de acanto, auriculares, concheados e uma palmeta no fecho de cada um dos frontões. No interior, decoração polícroma e floral sobre um fundo azul. Alberga escultura de madeira representando Santa Maria Madalena c/ nº de inv.º 116/B.
Incorporation:
Outro - Transferência / Disposição Legal
Origin / History:
De acordo c/ as plantas do edifício conventual dos séculos XVII e XVIII existia uma Capela dedicada a S.ª M.ª Madalena junto à Capela do Senhor dos Passos, na ala Norte do edifício, c/ acesso para o exterior pela escada que dava para o Jardim da Infanta. Não sabemos se esta peça e a Maquineta c/ nº de inventário 4/M e 4a/M teriam sido encomendadas para este espaço conventual; AMBAS AS PEÇAS TÊEM ANALOGIAS FORMAIS E TÉCNICAS, CARACTERÍSTICAS DA 2ª METADE DO SÉCULO XVIII.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits