MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Aveiro
N.º de Inventário:
10/M
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
Maquineta
Título:
Maquineta de Santa Maria Madalena
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVIII d.C. - Período de D.José I (1750-1777)
Matéria:
Madeira, gesso/cré, folha e/ou pó de ouro e pigmentos
Suporte:
Madeira
Técnica:
Talha e ensamblagem de elementos e pintura da madeira segundo a técnica do estofo e/ou da estampilha
Dimensões (cm):
altura: 106; largura: 75; profundidade: 42;
Descrição:
Caixa paralelepipédica envidraçada na face principal e nas duas laterais com a face posterior de madeira, sendo este painel pintado no seu interior. Assenta sobre quatro pés entalhados e dourados. Na face principal a porta de vidro tem moldura amovível com dobradiças à esquerda (da peça) e uma fechadura ao centro no lado oposto; esta porta é recortada superiormente desenhando um arco ao centro e dois segmentos contracurvados nos extremos; tem moldura entalhada e dourada com folhagem lanceolada intercalada por contas. Quartelões entalhados e vasados fazem a união, nas esquinas da caixa, das faces envidraçadas; remate superior tripartido segundo três frontões triangulares, decorados com folhagem de acanto, auriculares, concheados e uma palmeta no fecho de cada um dos frontões. No interior, decoração polícroma e floral sobre um fundo azul. Alberga escultura de madeira representando Santa Maria Madalena c/ nº de inv.º 116/B.
Incorporação:
Outro - Transferência / Disposição Legal
Origem / Historial:
De acordo c/ as plantas do edifício conventual dos séculos XVII e XVIII existia uma Capela dedicada a S.ª M.ª Madalena junto à Capela do Senhor dos Passos, na ala Norte do edifício, c/ acesso para o exterior pela escada que dava para o Jardim da Infanta. Não sabemos se esta peça e a Maquineta c/ nº de inventário 4/M e 4a/M teriam sido encomendadas para este espaço conventual; AMBAS AS PEÇAS TÊEM ANALOGIAS FORMAIS E TÉCNICAS, CARACTERÍSTICAS DA 2ª METADE DO SÉCULO XVIII.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica