MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
domingo, 20 de agosto de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AY.694
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Traje
Denominação:
Lenço
Local de Execução:
Portugal / Lisboa / Sacavém
Oficina / Fabricante:
Fábrica A União de Sacavém
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Tecido (algodão)
Dimensões (cm):
largura: 66; comprimento: 70;
Descrição:
Lenço de tecido de algodão de fundo de cor vermelha e formato rectangular. Apresenta, junto a ambas as extremidades de uma aresta, no direito do lenço, a seguinte inscrição executada a cor branca: "A UNIÃO SACAVEM". Apresenta espécie de friso de formato quadrangular, um pouco mais pequeno que o fundo. Este apresenta um limite superior intensamente lobulado onde surgem grandes folhas, equidistantes, compostas no seu interior por pequeníssimas folhas e flores de cores vermelha, verde, amarela e branca. Tais folhas são articuladas entre si, nos seus limites inferiores, por um intenso ramificado. O centro do lenço é de fundo de cor vermelha. Aí, surgem uma espécie de folhas tripartidas de fundo de cor branca cortado por três folhas tripartidas mais pequenas de limites de cor vermelha e fundo de cor branca, que se articulam ao centro por uma flor de cor branca e verde. Os motivos articulam-se entre si por espécie de ramos grossos de cores branca, verde e vermelha. Nos espaços complementares a estes ramos, surgem pequenos espaços de fundo de cor branca com pequenas flores de cor verde. No avesso do lenço, na aresta oposta à mencionada no início, surge a mesma inscrição: "A UNIÃO SACAVEM".
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Portugal / Porto / Porto
Origem / Historial:
Foi efectuado um estudo, incidente na colecção de traje popular português do Museu Nacional de Etnologia. O estudo abrangeu as províncias do Douro Litoral, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa e Ribatejo, num total de 177 objectos. Deste número, a Missão de 1977: a missão patrocinada pela UNESCO, a qual ficou a cargo de Benjamin Enes Pereira e Ernesto Veiga de Oliveira, recolheu 21 objectos, 11 dos quais pertencentes à província do Douro Litoral.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica