MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 27 de março de 2017    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AY.694
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Traje
Denominação:
Lenço
Local de Execução:
Portugal / Lisboa / Sacavém
Oficina / Fabricante:
Fábrica A União de Sacavém
Datação:
XIX d.C. - XX d.C.
Matéria:
Tecido (algodão)
Dimensões (cm):
largura: 66; comprimento: 70;
Descrição:
Lenço de tecido de algodão de fundo de cor vermelha e formato rectangular. Apresenta, junto a ambas as extremidades de uma aresta, no direito do lenço, a seguinte inscrição executada a cor branca: "A UNIÃO SACAVEM". Apresenta espécie de friso de formato quadrangular, um pouco mais pequeno que o fundo. Este apresenta um limite superior intensamente lobulado onde surgem grandes folhas, equidistantes, compostas no seu interior por pequeníssimas folhas e flores de cores vermelha, verde, amarela e branca. Tais folhas são articuladas entre si, nos seus limites inferiores, por um intenso ramificado. O centro do lenço é de fundo de cor vermelha. Aí, surgem uma espécie de folhas tripartidas de fundo de cor branca cortado por três folhas tripartidas mais pequenas de limites de cor vermelha e fundo de cor branca, que se articulam ao centro por uma flor de cor branca e verde. Os motivos articulam-se entre si por espécie de ramos grossos de cores branca, verde e vermelha. Nos espaços complementares a estes ramos, surgem pequenos espaços de fundo de cor branca com pequenas flores de cor verde. No avesso do lenço, na aresta oposta à mencionada no início, surge a mesma inscrição: "A UNIÃO SACAVEM".
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Portugal / Porto / Porto
Origem / Historial:
Foi efectuado um estudo, incidente na colecção de traje popular português do Museu Nacional de Etnologia. O estudo abrangeu as províncias do Douro Litoral, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa e Ribatejo, num total de 177 objectos. Deste número, a Missão de 1977: a missão patrocinada pela UNESCO, a qual ficou a cargo de Benjamin Enes Pereira e Ernesto Veiga de Oliveira, recolheu 21 objectos, 11 dos quais pertencentes à província do Douro Litoral.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica