MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
506
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Leito
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1675 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Nogueira(?) ou cerejeira(?)
Dimensões (cm):
altura: 168; largura: 128; profundidade: 206;
Descrição:
Cabeceira de dois registos, com coroamento. O primeiro registo é constituído por balaústres torneados (troços torneados em espiral entre elementos esféricos, discos e bolachas) alternando com "bilros" dispostos na parte inferior do travessão entalhado que remata esta secção. Neste, a talha vazada retoma os enrolamentos de folhagem estilizada do remate. Este é constituído por uma barra horizontal entalhada e vazada decorada com enrolamentos estilizados; no topo, distribuem-se alternadamente "bilros" de dimensões diferentes. O registo inferior é composto por balaústres torneados dispostos no alinhamento dos anteriores. Pernas torneadas (cabaços, bolachas, bolas e discos) sobre pés de forma paralelepipédica. Colunas torneadas com secções espiraladas, discos, bolachas e bolas e troços de torneado liso na zona de encaixe da cabeceira. Quadras e ilhargueiros lisos, fixados por parafusos. (Bastos, 1999)
Incorporação:
Legado - Fausto Guedes Teixeira ( Proc. 1-A.1/Oft.)
Origem / Historial:
Para Robert Smith, as pequenas peças torneadas, origem da designação "cama de bilros", colocadas verticalmente nos dois sentidos, transmitiam a ilusão de movimento contínuo, acentuado pelo torneado das colunas e pernas, o que agradava ao gosto barroco de então. O torneado tipicamente português, com estrangulamentos violentos, permite-nos uma aproximação a outras tipologias do mobiliário civil, como os bufetes e contadores, bem como ao mobiliário litúrgico, nomeadamente às grades de púlpitos de muitas igrejas, sobretudo do norte do País. Segundo este autor, a coluna torsa impôs-se entre nós na década de 1680/90, tendo então decorado as grades e os púlpitos das igrejas, o que, como notou Bernardo Ferrão, obriga a situar o fabrico de mobiliário com elementos torneados em espiral no último quartel do século XVII e primeira metade do século XVIII. (Bastos, 1999)
Multimédia

Tipo

Descrição

Imagem

imagem

Imagem

Número de inventário: 21766 Autor: Localização: DDF/IPM

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica