MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AH.621
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Actividades lúdicas
Denominação:
Boneca
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Angola
Grupo Cultural:
Kwanyama
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Madeira, cera preta, sementes, panos, missangas
Dimensões (cm):
altura: 17,5; largura: 5;
Descrição:
Boneca de formato cilindriforme, constituída por um toro de madeira revestido em quase toda a sua totalidade com cera preta. Na extremidade inferior a peça apresenta enfiada uma semente de formato esférico, e, na extremidade oposta, um revestimento de cera preta, também de formato esférico, figura a cabeça. À altura da cintura a boneca apresenta uma saliência dupla, figurando as nádegas. Acima desta, surge um pano estampado a dois tons de azul envolvendo a cintura, preso por duas voltas de uma tira de tecido branco estampado com as cores azul, amarela e preta, este último amarrado atrás. Preso entre as duas voltas da tira, na parte posterior, surge um outro pano, creme, estampado com motivos vários, a preto, azul e rosa. Acima destes panos, surge um fio branco, amarrado na frente da boneca. Dobrado sobre este, na parte frontal, encontra-se um pano listado verticalmente, alternando entre as cores vermelha, preta, creme e azul. Mais acima, à altura do peito da boneca, surgem em ambos os lados duas contas azuis transparentes embutidas. À volta desta superfície de cera preta apresenta uma textura brilhante. No pescoço, a boneca apresenta três voltas de missangas embutidas. Na frente uma das voltas é de missangas brancas, e as restantes azuis. Na parte posterior são as três azuis. Numa das laterais do pescoço, surgem missangas azuis de maiores dimensões que as anteriores. Estas voltas representam um adorno tradicional ao grupo a que a boneca pertence. O revestimento que figura a cabeça da boneca apresenta na parte inferior várias voltas de missangas pretas embutidas. Na parte frontal, a meio, duas contas circulares brancas pontuadas no centro a preto, representam os olhos. A boneca apresenta o topo e toda a parte posterior embutido com sementes vermelhas, figurando um penteado tradicional ao grupo a que pertence.
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Chiede.
Origem / Historial:
A colecção de bonecas kwanyama consiste em 18 bonecas de tipologia semente, e duas bonecas com uma tipologia mais antropomorfa, sendo esta uma delas. Todas as bonecas foram colectadas por António Carreira, em contexto de Missões de Prospecção de Material Etnográfico dirigidas pelo Museu de Etnologia do Ultramar, efectuadas entre 1965 e 1969. As duas bonecas pertencentes a esta tipologia foram doadas ao MNE por António Carreira, em diferentes anos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas carolo de milho, bonecas "mwila" e bonecas mwila de barro).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica