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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
AN.717
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Corpo
Denominação:
Diadema
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Brasil
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Penas, fibras de ráfia, fios vegetais, fios de algodão, suporte de acrílico.
Dimensões (cm):
altura: 52,5; largura: 38,5;
Descrição:
Diadema constituído por duas fileiras semicirculares de penas que se apresentam sobrepostas. A fileira da frente apresenta penas aparadas de cores castanha, rosa pálido, verde, laranja e vermelha. A segunda fileira exibe penas de cor rosa pálido por vezes com tons castanhos, intercaladas a meio por uma pena, de maior dimensão, de tons vermelhos e azuis. As penas que compõem cada fileira são unidas entre si, na extremidade inferior e a um terço do comprimento, com fibras de ráfia. As extremidades inferiores das duas fileiras são, ainda, atravessadas por dois fios vegetais, cujas pontas se encontram pendentes e servem para prender a peça ao suporte e ao indivíduo que a usa. O diadema exibe um suporte de formato semicircular em acrílico que fixa e une as duas fileiras de penas, através de fios de algodão branco. Este suporte não foi colocado no seu contexto de origem e utilização, mas sim no museu com o intuito de reforçar e estabilizar a peça. Fileira da frente altura das penas (cm): 8,5
Incorporação:
Compra
Proveniência:
Macauba. Coordenadas: Tocantins
Origem / Historial:
A peça na ficha manual tem a designação de Adorno de cabeça, no entanto, após pesquisa bibliográfica optou-se pela denominação de Diadema. De acordo com informações retiradas do Dicionário de Arte Indígena Brasileira de Berta Ribeiro e do livro Suma Etnológica Brasileira vol.3 sobre a classificação dos adornos de plumária este diadema poderá ser de tipo Vertical Rotiforme. No entanto faltam os aros que constituem o suporte do adorno, entretanto substituído pelo suporte de acrílico. Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira: Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região. Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios. Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil. Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil. Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia. A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

Índios da Amazónia

Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

1986

Arte do Índio Brasileiro

Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

1966

Os Índios, Nós

Museu Nacional de Etnologia, Lisboa

2000-11-30

2001-06-03

 
     
     
   
     
     
     
 
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