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OBJECT DETAILS
Museum: Museu Nacional de Etnologia Category: Equipamento de uso doméstico Material: Folhas de palmeira, cana, fios de algodão Measurments (cm): height: 19; width: 24,5; length: 43,8; Description: Cesto de forma elipsoidal com tampa, feito de tiras de folhas de palmeira dispostas paralela e longitudinalmente, rematadas na base, no interior e no exterior, por um segmento recto de cana que percorre o comprimento do cesto, e reforçadas por três aros de cana, um colocado no interior e outro no exterior junto da base e o último revestido pelas tiras disposto na extremidade superior. Os segmentos e os aros são fixados à peça com fios de algodão branco.
A tampa de forma elipsoidal é feita da mesma maneira que o cesto, exceptuando que as tiras de folhas de palmeira são rematadas neste caso no topo. Esta encaixa no cesto pelo exterior cobrindo-o por completo.
O cesto e a tampa são unidos através de um cordão de fios de algodão fixado nas extremidades dos dois segmentos rectos de cana, dispostos na base do primeiro e no topo do segundo, que perfaz uma alça.
No interior da peça são visíveis penas de vários tons.
Incorporation: Compra - Anterior proprietário: Desconhecido Provenance: Macauba. Grupo cultural: Karajá. Coordenadas: Tocantins
Origin / History: Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira:
Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região.
Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios.
Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil.
Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil.
Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia.
A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Bibliography | Arte do índio brasileiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966, pág. N.º 29 | BRITO, Joaquim Pais de, et al (coords), Os Índios, Nós. Lisboa: CNCDP/IPM/MNE, 2000, pág. 180; Foto. 200 | OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, et al, Índios da Amazónia. Lisboa: Museu de Etnologia/ Instituto de Investigação Cientifica e Tropical, 1986, pág. 163; N.º 238 | RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988, pág. - | RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986, pág. - | |
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