MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
121
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Sagrada Família
Autor:
Masucci, Agostino (copista de)
Datação:
1729 d.C. - 1750 d.C.
Matéria:
Oleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 258; largura: 150;
Descrição:
Pintura retabular com remate curvo, representando uma Sagrada Família ampliada. A composição encontra-se dividida em dois registos horizontais. O inferior é a zona terrena, indiciada pelas estruturas arquitetónicas e o superior, o mundo de Deus, dos anjos e do Espírito Santo, em espaço etéreo. No primeiro registo, em plano elevado escalonado por três degraus, figuram, ao centro, a Virgem toucada por um véu dourado e com um vestido rosa e amplo manto azul, abraçando com um lençol branco, a figura desnuda do Menino erguida sobre as suas pernas. À direita do Menino, acompanhado pelos pais - Santa Isabel e Zacarias - aproxima-se São João Batista com o estandarte numa das mãos e na outra, segura a fita que pende do braço erguido do Menino. São José surge discreto, a ladear, num plano mais recuado, a Virgem e o Menino; na extremidade, é visível uma outra figura masculina barbada. À esquerda da composição, de costas voltadas para o observador e ajoelhados num dos degraus, onde repousam dois livros, dirigem o olhar para o grupo duas figuras masculinas (apóstolos?) e três mulheres, num plano mais recuado, a ladear a Virgem. As figuras encontram-se distribuídas de modo compacto, o que é sublinhado pelo ângulo da parede moldurada no topo, à direita, que lhes serve de fundo. No segundo, dois anjos esvoaçantes, sustendo uma nuvem onde se inscreve a Pomba do Espírito Santo, sobrepujada por uma revoada de nuvens com querubins, de onde irrompe Deus-Pai de braços abertos.
Incorporação:
Outro - Oferta: Amigos do Museu (Extinto Convento de Stª Cruz de Lamego)
Origem / Historial:
Existe uma "Sagrada Família" semelhante, no Palácio Nacional de Mafra, pintado em 1729 pelo pintor Agostinho Masucci "a ser colocada na capela com o mesmo nome. Segundo a tradição, era a pintura favorita de D. João V que a admirava com frequência sem nunca se cansar" (Pereira, 1999, p. 142) Comparativamente, o exemplar do Museu de Lamego revela algumas alterações, sendo visível algumas simplificações formais, nomeadamente nas estruturas arquitetónicas, com um tratamento mais apurado e com a demaracação da perspetiva no chão, na pintura de Mafra; na redução do espaço que separa os dois registos compositivos, tornando a composição de Lamego mais densa e sem a elegância da pintada por Masucci, bem como no tratamento dos panejamentos e luminosidade, denunciando um pintor de qualidade inferior.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica