MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Monday, May 06, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu de Lamego
Inventory number:
100
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Cristo a Caminho do Calvário
Author:
Desconhecido
Manufacture Center:
Portugal
Date / Period:
XVI A.D - XVII A.D
Material:
Oleo
Holder:
Cobre
Technique:
Óleo sobre cobre
Measurments (cm):
height: 33; width: 26;
Description:
Representação da narrativa bíblica: «Cristo a caminho do Calvário». Composição centralizada, com figura masculina em primeiro plano, representando Cristo, dominando toda a cena. Este prostra-se no chão, sucumbindo ao brutal peso do lenho que carrega descrevendo uma diagonal que a cruz acentua. Apoia o corpo sobre o joelho e a mão direita, voltando para trás a cabeça coroada de espinhos, num gesto dirigido à Virgem que se encontra atrás de si genuflectida, o olhar imóvel e as mãos unidas e erguidas em oração. Junto desta, num plano anterior as figuras representativas de Simão de Cireneu, que o ajuda a sustentar a cruz e de Verónica segurando e olhando o véu branco com que lhe havia limpo o rosto, permanecendo aqui gravado eternamente. Á frente, ladeando o braço horizontal da Cruz, dispoem-se os carrascos, habitualmente representados como soldados romanos, surgem aqui numa iconografia mais solta envoltos nas suas túnicas cingidas e calções, com os cabelos claros e as expressões jocosas, arrastando e puxando Jesus pela corda, brandindo o chicote ou batendo com a lança no seu corpo. Num plano recuado imagem de homem e mulher a cavalo que à distancia testemunham e acompanham a dura provação. Uso de uma paleta contrastante e viva com domínio dos verdes, brancos e vermelhos, numa composição dinâmica de múltiplos jogos de linhas, verticais, horizontais, diagonais, e da elipse definida pela própria disposição das personagens, convergentes para a centralidade de Cristo. Os resplendores que circundam a cabeça de Cristo e da Virgem e o filete que acompanha o pregueado dos panejamentos ajudando a definir os volumes e as formas, atribui um apontamento gráfico à obra que um fundo de ténue paisagem destaca.
Incorporation:
Outro - Desconhecido
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits