MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 7 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
104
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São João Evangelista
Autor:
Desconhecido
Centro de Fabrico:
Lamego (?)
Datação:
1750 d.C. - 1800 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 100; largura: 75;
Descrição:
Representação de São João Evangelista, revelando uma simplifcação formal, que denuncia os escassos recursos do pintor. Integra o conjunto formado por quatro pinturas, figurando os quatro evangelistas, que decoram a capela privada do antigo paço episcopal, onde hoje se encontra instalado o Museu de Lamego. A qualidade muito desigual deste exemplar, em relação às representações de São Marcos (inv. 103), São Lucas (inv. 105) e São Mateus (inv. 106), leva-nos a equacionar a hipótese de tratar-se de uma composição posterior, executada por mão menos hábil, para substituição de um original perdido. Obedecendo à representação iconográfica mais comum, São João figura jovem e imberbe, usando túnica e manto dobrado sobre as pernas. Sentado, tem o corpo reclinado, pousando o braço esquerdo sobre uma mesa onde repousa o manuscrito do Evangelho. Ladeia-o o atributo iconográfico do santo, uma águia, segurando o tinteiro, com o bico.
Incorporação:
Transferência - Paço Episcopal de Lamego (Capela particular do bispo)
Origem / Historial:
De acordo com o testemunho do primeiro diretor do Museu de Lamego, João Amaral, este e os restantes painéis alusivos aos quatro santos evangelistas terão sido adquiridos em Roma, para a decoração da capela privada mandada erigir pelo bispo D. Manuela de Vasconcelos Pereira, no antigo paço episcopal de Lamego, onde o museu se encontra instalado. Todavia, a execução modestíssima deste painel leva a equacionar a possibilidade de se tratar de uma cópia tardia, e de mão menos hábil, a substituir um original perdido.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica