MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
62
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Vicente
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1610 d.C. - 1641 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Tela
Dimensões (cm):
altura: 130; largura: 70;
Descrição:
São Vicente figura de vulto, com vestes de diácono e exibindo os atributos iconográficos. Numa representação, na qual se identificam os típicos processos do pintor, de um "elegante estilo de modelação dos tecidos e das cabeças em miradas místicas, e um colorido luminoso e cálido, tudo ao estilo do naturalismo sevilhano" (Serrão, no prelo), São Vicente enverga uma dalmática lavrada com elaborada decoração de inspiração vegetalista em tons vermelho e dourado, sobre uma alva. Com uma expressão contida e devota, repousa sobre o peito a mão direita com que segura a palma, e a esquerda, segurando uma nau com um corvo empoleirado na proa. O fundo, luminoso, é constituído por apontamentos de paisagem muito esquematizados que contribuem para destacar a figura.
Incorporação:
Outro - Transferência: Mitra da Sé de Lamego
Origem / Historial:
Nos "autos de arrolamento da Comissão Concelhia de Inventário", relativos à freguesia da Sé, realizados em 1911, a pintura é referida no nº822: "Um quadro em tela de auctor desconhecido representando São Vicente, tendo oitenta e seis centímetros de altura." Este e outros exemplares, encontravam-se em dependências da Sé de Lamego "na Sala Capitular, na Sala do Archivo e no escriphtorio da antiga administração" (Autos de Arrolamento, 1911)
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica