MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Lamego
N.º de Inventário:
25
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Repouso na Fuga para o Egito
Autor:
Reinoso, André (act. 1610-1641)
Datação:
1610 d.C. - 1641 d.C.
Matéria:
Óleo
Suporte:
Madeira de castanho
Dimensões (cm):
altura: 105; largura: 60;
Descrição:
Representação do episódio bíblico "Repouso na Fuga para o Egito", onde figura a Sagrada Família rodeada de adoradores que levam oferendas ao Menino. Ao centro da composição, Maria repousa o braço esquerdo sobre uma mulher de joelhos, com o cabelo preso com enfeites, enquanto que, com a mão direita, segura o Menino no colo. O Menino, desnudado, debruça os braços para um cesto com ofertas que outra figura ajoelhada segura. Um pouco mais atrás, São José, rodeado de mais adoradoras, com crianças ao colo, observa as ofertas. Uma das personagens que se dispõem dos lados de uma árvore que se ergue ao centro (alusão à palmeira narrada na Legenda Dourada, que se inclina para permitir extrair os seus frutos) por trás da figura da Virgem, carrega um cesto à cabeça, enquanto que outras, na cabeça, têm chapéus de inspiração oriental. Em primeiro plano, junto de um cesto, no chão, uma criança oferece ao Menino um brinquedo. A composição é encimada por uma nuvem, que se desprende da árvore, povoada de anjinhos que abençoam a cena. Apresenta a distribuição das figuras de primeiro plano numa forma triangular. O feixe de luz dourada, que parte da nuvem, ilumina os rostos da Virgem e do Menino, enquanto que na restante composição a luz é coada e comedida, reforçando a religiosidade do momento. "O estilo é muito naturalista, denunciando o contacto com a pintura espanhola do "Siglo d´Oro". Neste painel, André Reinoso repete figuras e tipos da série que executou para a Igreja de S. Roque de Lisboa (Rodrigues, 1998).
Incorporação:
Transferência - antigo Paço Episcopal de Lamego.
Origem / Historial:
"O Museu de Lamego preserva um dos maiores e melhores conjuntos de pintura seiscentista portuguesa com produção de um só autor, constituído por dezasseis painéis procedentes da Mitra da Sé lamecense. Trata-se de um acervo bem representativo dos novos caminhos estéticos e da busca de uma renovada imagem de espiritualidade que a pintura portuguesa procurava seguir no segundo e terceiro decénios do século XVII, por influxos dos ditames da Contra-Reforma, quando o esgotamento das anteriores fórmulas maneiristas se tornava claro para os mercados artísticos e era urgente, seguindo o exemplo italiano, refrescar o poder da arte sacra em termos de uma maior eficiência através de um estilo mais atraente e «ao natural». São todas elas peças da autoria de um pintor de Lisboa que conhecia então uma incontestada fama: André Reinoso (act. 1610-1650). (...) O Repouso na Fuga para o Egipto, composição muito interessante, com elegantes figuras femininas com trajes exóticos, incluindo um menino que brinca com um cata-vento, parece ainda marcada por uma construção de figura dentro da tradição do último Maneirismo em que se sente algo da marca do velho Simão Rodrigues" (SERRÃO, no prelo).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica