MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 2 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
BA.996
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Pandeiro
Autor:
Desconhecido
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Pele, madeira, lã
Dimensões (cm):
altura: 06; largura: 43,5; comprimento: 43,5;
Descrição:
Pandeiro bi-membranofone de percussão directa, de formato quadrangular, composto por armação em madeira de quatro réguas formando um caixilho que serve de caixa de ressonância, sobre a qual se aplica, em ambos os lados, duas peles de cor branca cosidas uma à outra. Encontra-se ornamentado, em torno da armação, por borlas de lã coloridas; apresentando ainda, sensivelmente ao centro de uma das réguas, uma pequena pega de suspensão do instrumento feita igualmente do mesmo material. Em seu interior, de modo a enriquecer a sonoridade, apresenta soalhas de lata passadas por fios fixos à armação, e pequenas sementes soltas.
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Rosmaninhal.
Origem / Historial:
Instrumento musical recolhido no âmbito do projecto de investigação sobre o tema "Instrumentos Musicais Populares Portugueses", desenvolvido pelos Serviços de Música da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado por Ernesto Veiga de Oliveira entre os anos de 1960/1965.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica