MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Etnologia
N.º de Inventário:
BA.991
Supercategoria:
Etnologia
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Pandeiro
Autor:
Desconhecido
Datação:
XX d.C.
Matéria:
Pele, madeira, pano
Dimensões (cm):
altura: 05; largura: 38,5; comprimento: 37,5;
Descrição:
Pandeiro bi-membranofone de percussão directa, de formato quadrangular, composto por armação em madeira de quatro réguas formando um caixilho que serve de caixa de ressonância, sobre a qual se aplica, em ambos os lados, uma pele de cor castanha escura. Encontra-se revestido, em seu torno, por tira de pano vermelho com fita amarela sobre si colocada em ziguezague por meio de pregos de latão de cabeça larga. Apresenta-se ainda ornamentado, nos quatro cantos, por borlas de lã coloridas. Em uma das faces da pele apresenta uma inscrição de um nome completo ao jeito de assinatura, possivelmente correspondente ao da anterior proprietária do instrumento, e o qual apenas se encontra perceptível o primeiro, "Zulmira".
Incorporação:
Doação
Proveniência:
Santa Eulália.
Origem / Historial:
Instrumento musical recolhido no âmbito do projecto de investigação sobre o tema "Instrumentos Musicais Populares Portugueses", desenvolvido pelos Serviços de Música da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado por Ernesto Veiga de Oliveira entre os anos de 1960/1965.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica