MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 25 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
18 - D
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Visitação de Santa Isabel a Nossa Senhora
Título:
Visitação
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Guarda.Portugal.
Oficina / Fabricante:
Maneirista regional.
Datação:
XVII d.C.
Matéria:
Madeira de carvalho, óleo
Suporte:
Madeira de carvalho
Técnica:
Óleo sobre madeira de carvalho
Dimensões (cm):
altura: 128; largura: 103;
Descrição:
Pintura representando a Visitação da Virgem Maria a sua prima Isabel. No plano central, a Virgem à esquerda, abraça a sua prima Santa Isabel. À esquerda dois homens, um com roupas de cor amarela e outro com turbante e roupas vermelhas abraçam-se, ambos se apresentam barbados. No lado direito duas jovens observam a cena. Em terceiro plano fundo de céu azul e arquitectura de edificio.
Origem / Historial:
Origem: Santa Casa da Misericordia da Guarda. Deposito da Santa Casa da Misericordia da Guarda em 1940. Deposito renovado pelo auto 3/90 de 27 de Novembro de 1990 Segundo o estudo realizado pelo professor Dr. Victor Serrão em 26 de Janeiro de 1994: esta pintura propriedade da Santa Casa da Misericordia da Guarda, deverá ser procedente de uma capela ou igreja que se tornou dependente da Santa Casa, pois esta ainda não existia no tempo da pintura,pois o seu compromisso é de 1661. Tábua Regional do Ciclo Maneirista Italianizante do 1o quartel do século XVII. Datarão de cerca de 1610 - 1620 e inspira-se em conhecidos gravadores flamengos Maneiristas (Cornelis Cort e Martin de Vos). A peça tem estilo, e dentro do seu nível Regional, alguns bons "pessoalismos" e aberturas cromáticas agradaveis, dentro da tradição Lisboeta de Simão Rodrigues. Devem ser do mesmo artista (quem sabe se Jerónimo Ferreira, nascido na Guarda em 1589, tendo em 1634 um processo na Inquisição, único pintor documentado na Guarda por esses anos?), que fez pelos mesmos anos o retábulo da Misericordia de Proênça - a - Velha. Em 2004 apos um novo estudo para a Publicaçao do Roteiro do Museu da Guarda atribui a sua autoria a pintor desconhecido.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica