MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
36133
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Vestido de baptizado/Feminino
Autor:
Desconhecido
Datação:
1930 d.C.
Matéria:
Lã creme; seda creme.
Técnica:
Sarja; renda de bilros; cetim.
Dimensões (cm):
altura: 66 cm; Capa: 46 cm; largura: Ombros: 20 cm; Manga: 17 cm;
Descrição:
Vestido de baptizado com capinha em sarja de lã creme com aplicação de entremeios, rendas de bilros da mesma cor e fitas de cetim de seda creme. Decote redondo. Manga comprida. Cortado na cintura. Saia comprida e franzida na cintura. A guarnecer a extremidade aplicação de renda de bilros recortada. Totalmente aberto na frente, aperta com seis molas de metal pobre prateado. Unida ao decote, capinha do mesmo tecido, formando bicos na frente e atrás com aplicação de entremeio de renda e totalmente guarnecida com folho e totalmente guarnecido com folho de renda igual ao da extremidade do vestido. Junto ao decote, aplicação de laçada com grandes pontas de fita de cetim creme.
Incorporação:
Doação - Duarte Nuno Teixeira dos Prazeres
Origem / Historial:
O fato de batizado foi adquirido em Paris, por Adelaide Dias Saraiva cunhada de Adelaide Saraiva Teixeira dos Prazeres e de António José dos Prazeres (1926) e madrinha de batizado do terceiro filho do casal. O fato foi utilizado para as cerimónias de batizado dos restantes filhos do casal (19 na totalidade, tendo sobrevivido 15).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica