MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
29084
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Roupão/Masculino
Autor:
Desconhecido
Datação:
1920 d.C.
Matéria:
Algodão branco; linha de algodão vermelho e branco; metal pobre acobrado; algodão branco.
Técnica:
Turco; lavrado; bordado; cambraia branca; cordão; passamanaria.
Dimensões (cm):
altura: 155,5 cm; largura: Ombros: 64 cm ; comprimento: Manga: 59 cm;
Descrição:
Roupão de banho, em turco de algodão branco. Gola quadrada e manga comprida. Frentes com prega de cada lado e costas com macho central, soltos, que saem debaixo da gola. Totalmente aberto na frente. Na gola, frentes e parte inferior das mangas, aplicação de tira em viés de tafetá de algodão branco lavrado formando riscas, guarnecido com bordado executado com linha de algodão vermelho a ponto pé-de-golo. No peito, sobre o lado esquerdo, aplicação de cambraia branca guarnecida a ponto de recorte, tendo no interior a coroa real portuguesa e iniciais sobrepostas "PM", bordadas a ponto cheio com fio de algodão vermelho e branco. Aperta na frente, sob a gola, com colchete de metal pobre acobreado e ajusta na cintura com cordão de passamanaria de algodão branco, terminando em borlas de cordão idêntico.
Incorporação:
Doação - Andreas Wolff
Origem / Historial:
Pertenceu ao último monarca português, D. Manuel II. Segundo filho do rei D. Carlos e de D. Amélia de Orleães, nasceu em Lisboa, em 19 de Março de 1889, e morreu em Twickenham, Inglaterra, em 2 de Julho de 1932. D. Manuel II sucedeu ao seu pai, o Rei D. Carlos I, depois do assassinato deste e do seu irmão mais velho, o Príncipe Real D. Luís Filipe, a 1 de Fevereiro de 1908. Trigésimo quarto e último rei de Portugal (1908-1910), ficou conhecido pelo cognome de "o Desventuroso". Casou em Setembro de 1913 com a sua prima, D. Vitória Augusta de Hohenzollern-Sigmaringen, não tendo deixado descendência. Adquirido em Leilão de objectos pessoais do rei, no Palácio do Correio Velho, tendo tido como base de licitação 50.000$ e tendo sido adquirido por 70.000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica