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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Alberto Sampaio
N.º de Inventário:
MAS P 61
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
São Vicente, São Martinho e São Sebastião
Autor:
Carlos, Frade
Oficina / Fabricante:
Oficina do Espinheiro
Datação:
XVI d.C. - ca. 1530
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 179; largura: 170;
Descrição:
Ao centro da composição São Martinho, de corpo inteiro, de pé, de frente, báculo e mitra, dá esmola a um pobra ajoelhado, andrajosamente vestido. À sua direita São Vicente paramentado com dalmática, de cabeça descoberta, segura um livro. À esquerda São Sebastião preso a uma árvore e trespaçado por cinco setas ergue os olhos para o Céu. Aos pés das figuras há filacteras com os nomes em latim: a de São Vicente está segura no bico de um corvo. Ao fundo veem-se montes verdes e o mar com duas caravelas de velas encenadas no lado esquerdo do quadro. No céu vê-se um anjo saindo das nuvens que segura uma coroa e uma palma.
Origem / Historial:
Esta pintura foi comprada pelo Museu Nacional de Arte Antiga a um antiquário do Porto ( Alberto Silva ), em 30 de Novembro de 1920, e passou para a colecção do Museu de Alberto Sampaio em 1952, regressando assim ao património da cidade de Guimarães, pois que uma fonte dos meados do século XVIII atesta a sua proveniência do mosteiro hieronimita de Santa Marinha da Costa. O manuscrito "Tratado histórico. Catálogo Priores do Real Mosteiro da Costa de Guimarães "(CF. Boletim de Trabalhos Históricos, Vol. XIX e SS., Guimarães, 1957-62 ), datado de 1748 e geralmente atribuído a Frei Francisco Xavier Pereira Camello, refere a certo passo as pinturas que se encontravam no claustro "antigo" do Mosteiro da Costa: "Está ornado de primorozos quadros em os quatro angulos, dous dos quais foram da Sanchristia velha, hum Descendimento da Cruz, do Senhor, e outro em que estão pintados S. Martinho, S. Vicente e S. Sebastião obra do nosso famoso Frey Carlos, feita no anno de 1534, como consta do Quadro do Descendimento (...)". Pedido por Alfredo Guimarães ao Director Geral do Ensino Superior e das Belas Artes pelo Ofício número 7, de 25 de Outubro de 1952. Informação ao Museu Nacional de Arte Antiga sobre o despacho do Ministro da Educação Nacional de 14 de Novembro de 1952 permitindo o ingresso no Museu de Alberto Sampaio (Ofício número 19 de 4 de Dezembro de 1952).

Bibliografia

CARVALHO, José Alberto Seabra - A Pintura Luso-Flamenga em Évora no início do séc. XVI: O Mestre da Lamentação da Oficina do Espinheiro. In "Cidade de Évora". Nº 71-76 (1988-94)., pág. -

COUTO, João - A Oficina de Frei Carlos. Lisboa: Artis, 1955., pág. -

COUTO, João - A pintura flamenga em Évora no século XVI: a variedade de estilos e técnicas em obras atribuídas a Frei Carlos. Évora: 1943, pág. -

GUIMARÃES, Alfredo - Um quadro de Frei Carlos. "Revista de Guimarães". Guimarães: Sociedade Martins Sarmento. Vol. 33 (1923) 231-238., pág. -

SERRÃO, Vitor; VANDEVIVERE, Ignace; CARVALHO, José Alberto Seabra; RODRIGUES, Dalila - A colecção de pintura do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: IPM, 1996., pág. -

GRAÇA, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo – Angelorum. Anjos em Portugal = Angels in Portugal. Guimarães: Museu de Alberto Sampaio, 2012., pág. 258-259

 
     
     
   
     
     
     
 
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