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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu: Museu de Alberto Sampaio N.º de Inventário: MAS O 38 Datação: 1376 d.C. - 1400 d.C. Matéria: Prata dourada com esmaltes Técnica: Relevo e cinzelagem Dimensões (cm): altura: 22; diâmetro: 21; Descrição: Cálice com base hexagonal, dividida em gomos separados por lóbulos arredondados; estes são decorados com placas de esmalte onde figuram os santos Tiago, Pedro, João, André e outros dois sem caracterização iconográfica. A zona inferior da base é constituída por quadrifólios vazados e um friso perlado inferior. A haste sextavada tem um nó ornado de ramagens e placas de esmalte representando Cristo e Santos entres os quais São Pedro e São Lourenço, sendo os outros difíceis de identificar. A copa, de forma cónica, é totalmente lisa sendo provavelmente posterior. Incorporação: Transferência - Transferência do Tesouro de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães.
Origem / Historial: Este cálice pertenceu ao Mosteiro augostiniano de São Torcato ingressando na Colegiada na segunda metade do século XV. Segundo as antigas crónicas teria pertencido a São Torcato, o que não é verosímil mas esta tradição é ainda acolhida pelo Padre Carvalho da Costa (1706). A patena que actualmente lhe é atribuída (Inv. O 39) não será a original que representava a Santíssima Trindade.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
Bibliografia | Aux Confins du Moyen-Age: Art Portugais XII-XV siècle. Bruxelles: Europalia, 1991, pág. - | AZEVEDO, Torcato Peixoto - Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães. 2ª Edição. Guimarães: Paulo Tiago Monteiro Dias de Castro, 2000., pág. - | BELINO, Albano - Arqueologia cristã. Lisboa: Empresa História de Portugal, 1900., pág. - | CALDAS, António José Ferreira - Guimarães: Apontamentos para a sua História. Guimarães: Câmara Municipal; Sociedade Martins Sarmento, 1996., pág. - | Exposição retrospectiva de arte ornamental portuguesa e espanhola. Lisboa: Tipografia Universal, 1882, pág. - | GUIMARÃES, Alfredo - Guimarães, guia de turismo. Guimarães: Câmara Municipal Guimarães, 1940., pág. - | GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português: Elementos para a sua História: Guimarães. Vila Nova de Gaia: Edições Pátria, 1935., pág. - | SANTOS, Manuela de Alcântara; SILVA, Nuno Vassallo e - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1998., pág. 50-51 | VASCONCELOS, Joaquim de - Arte Religiosa em Portugal. 2ª Edição. Lisboa: Vega, 1994., pág. - | |
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