MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional do Traje e da Moda
Inventory number:
20132
Supercategory:
Arte
Category:
Traje
Name:
Vestido (duas peças)/Feminino
Author:
Desconhecido
Date / Period:
1856 A.D - Romantismo
Material:
Seda cor-de-rosa; seda branca.
Technique:
Tafetá; cetim; tecido lavrado.
Measurments (cm):
height: Corpo:55 cm; Saia: frente 99 cm; atrás 141,5 cm; width: Ombros: 36 cm; Cintura: 76 cm; length: Mangas: 44 cm;
Description:
Vestido formado por corpo e saia de tafetá de seda cor-de-rosa e cetim de seda cor-de-rosa lavrado, formando motivos florais e geométricos com fio de seda branca. Corpo com decote em bico, justo com cortes terminando em bico na frente e nas costas. Nas cavas, aplicação de tira formando folho com recortes em bico de tafetá e cetim lavrado. Mangas a 3/4 com aplicação de duas tiras de seda creme com refego e tira de seda cor-de-rosa franzida e armada, formando quatro recortes, Punho franzido de seda e cetim lavrado, guarnecido com duas fitas de seda creme com refego. Abotoa com quatro botões de madrepérola e três colchetes de metal pobre dourado. Atrás, na cintura, aplicação de dois botões forrados de seda cor-de-rosa. Forro de tecido de algodão branco, armado com barbas. Na cintura, fita de tecido de algodão branco. Saia com cauda, franzida na cintura. Cós de tecido de algodão cor-de-rosa. Na frente, pano com grande macho e uma prega de cada lado. Aplicação de folhos pregueados de tafetá de seda cor-de-rosa lavrada e de cetim de seda lavrada, guarnecidos com tira de seda creme cortada em viés formando laços. Partindo dos lados, sob os laços, aplicação de folho de tafetá e cetim de seda cor-de-rosa lavrada, guarnecido com fita de seda creme formando refego. Aperta atrás com dois colchetes de metal prateado. Extremidade da saia forrada de tecido de algodão cor-de-rosa e de tecido de algodão branco.
Incorporation:
Doação - Família Morais Sarmento Campilho
Origin / History:
Pertenceu a Maria da Glória de Figueiredo Sarmento, que o usou no casamento com António Aníbal de Moraes Sarmento Campilho, último morgado da Casa da Corujeira em Vinhais, em 1856.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits