MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
3531
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Vestido de noiva (duas peças)/Feminino
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1905 d.C. - 1910 d.C.
Matéria:
Seda creme.
Técnica:
Seda moirée; lavrada; cetim; mousseline; renda de bilros.
Dimensões (cm):
altura: Total: 139 cm; Corpo: 44 cm; Saia: 96 cm; comprimento: Mangas: 52 cm;
Descrição:
Vestido de noiva de seda moirée creme lavrada formando grandes motivos florais, cetim, mousseline de seda com aplicação de galões de seda creme e entremeios de renda de bilros com decoração geométrica, folhos plissados e recortados de mousseline de seda. Decote com encaixe e cós alto de mousseline de seda, com aplicação de rouche de fita de seda e galão formando decoração floral. Frente formando "papo de rola" de seda com nervuras. Na parte superior, aplicação de duas tiras de seda lavrada e folho ladeado de duas tiras de seda guarnecidas com folhos de renda de bilros e mousseline de seda plissada. Costas idênticas às frentes com abertura central. Mangas compridas da mesma seda com aplicação de folhos de renda e mousseline. Aperta atrás com colchetes e molas de metal pobre dourado. Saia cortada aos panos, com pequena cauda. Na extremidade, pelo interior, aplicação de folho pregueado de mousseline de seda, guarnecido com galão. Fita de cintura com inscrição: "(Alb)ertina Candida Teixeira da Silva / Modista / Porto".
Incorporação:
Doação - Esmeralda Lima Aguillar Fonseca
Origem / Historial:
O vestido, confeccionado numa modista do Porto (Albertina Cândida Teixeira da Silva), pertenceu à mãe da doadora, Laura Augusta Lima Aguillar (nasceu em 1/4/1876, em Escalhão, freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo), filha de Anna do Anjo Paiva e de António Augusto Lima Aguillar, proprietários bastados da região e com negócios no Porto. Casou com António Joaquim da Fonseca (nasceu em 1877, em Vermiosa), pioneiro na introdução do plantio de vinha no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e comerciante de vinho no Porto. O casamento terá ocorrido antes de 1910, uma vez que a doadora, filha única do casal, nasceu em Maio de 1910. (Informações disponibilizadas por Ana Bela Costa Gonçalves, casada com João Maia, neto da doadora).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica