MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional do Traje e da Moda
N.º de Inventário:
29083
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Capa/Feminino
Autor:
Lelong, Lucien
Centro de Fabrico:
França
Oficina / Fabricante:
Lelong, Lucien
Datação:
1913 d.C. - 1930 d.C.
Matéria:
Pele de arminho branco e preto; seda creme.
Técnica:
Cetim.
Dimensões (cm):
altura: 114 cm; Gola: 68 cm; largura: 163 cm; Gola: 14 cm;
Descrição:
Capa em pele de arminho branco, totalmente guarnecida nas extremidades com tira do mesmo arminho com aplicação de rabinhos (vinte e seis grupos de quatro rabos) pretos e brancos. Decote redondo com gola da mesma pele. Aberto na frente. Extremidades arredondadas. Grande encaixe na parte superior da capa, formado por peles colocadas na horizontal. Parte inferior, franzida dos lados, com as peles dispostas em semi-círculo. Forro de cetim de seda creme com diversos cortes, guarnecidos com rolinho em viés da mesma seda, muito franzido sob os ombros, alternando com tiras de cetim na barra, guarnecidas com o mesmo viés. Sob o corte dos ombros, quatro aplicações de rolinho de seda enrolados em espiral. Etiqueta: "Modele Deposé; LUCIEN LELONG; 18, Rue Matignon; Paris; Made in France". Etiqueta do leilão: "Palácio do Correio Velho; Soc. Comercial de Leilões; 84". Etiqueta autocolante: "230001; M H 18 84".
Incorporação:
Compra - Peça adquirida em leilão, pelo Instituto Português de Museus.
Origem / Historial:
Pertenceu a D. Augusta Vitória Hohenzollern-Sigmaringen, Duquesa de Bragança (1890-1966), mulher de D. Manuel II (1889-1932). Casaram a 4 de Setembro de 1913. A capa pode ter sido executada cerca de 1913 e restaurada posteriormente, em 1924, tendo sido nessa altura colocada a etiqueta. O pai de Lucien Lelong era costureiro, possuindo atelier na Place de la Madeleine, em Paris, contudo, não colocava etiqueta nas suas peças. Mais tarde, quando o seu filho se instalou na Rue Matignon, muitas peças de pele que iam para o seu atelier para restaurar ou modificar recebiam uma etiqueta com a inscrição "Lucien Lelong".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica