MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
segunda-feira, 29 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu José Malhoa
N.º de Inventário:
Mob 1
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Título:
Bufete
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XIX d.C. - Época Contemporânea
Matéria:
Madeira de pau-santo
Dimensões (cm):
altura: 125; largura: 50; comprimento: 85;
Descrição:
Bufete em pau-santo, do século XIX cópia de um original do século XVII, composto por quatro pés e travessas trabalhadas. Os fustes da mesa encontram-se, igualmente, trabalhados - o pau-santo foi considerado um material nobre e, por isso, o mais utilizado devido aos notáveis efeitos de decoração obtidos - com torneados e tremidos notórios ao nível da decoração do tampo. O bufete possui seis almofadas, três afrontadas de pequenas dimensões e duas outras maiores, decoradas com nervuras possuindo uma equilibrada colocação dos metais de espelho arredondado com um pendente; ao centro, um espelho oval serve de fechadura decorado com nervuras florais. Na união dos travessões encontramos espelhos em ferro de fino tratamento lembrando-nos, em certa medida, as aplicações hispano-mourisca aplicadas em seda, madeira ou metal.
Incorporação:
Doação - Doação de Luís Pinto de um bufete em pau-santo.
Origem / Historial:
As peças de mobiliário pertencentes ao espólio do Museu de José Malhoa, foram doadas por Luís Pinto em 1934, provenientes do atelier do Mestre Malhoa em Figueiró dos Vinhos constituem uma colecção riquíssima visto retratarem o gosto estilístico do final do século XIX. Em carta enviada a Luís Pinto, em 14 de Janeiro de 1935, António Montês reitera o seu desejo de "(...) reabrir o Museu em 28 de Abril p.f., - data do aniversário natalício de Mestre Malhôa - no qual figurarão já os últimos trabalhos oferecidos, vimos solicitar mais uma vez o generoso concurso de V. Exa., no sentido de nos serem entregues as peças do mobiliário do "atelier" do Mestre, as quais tínhamos grande interesse em expor na instalação provisória."* Comprova-se, desta forma, a proveniência destas peças adquiridas pelo Museu de José Malhoa em 1934. * "Arquivo de Ofertas - Correspondência expedida do Museu de José Malhoa - 12 de Maio de 1934 a 27 de Dezembro de 1936", caixa nº 12.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica