Origem / Historial:
Representação de corpos de nudez clássica, em que o masculino, maior, protege o elemento feminino mais frágil, esta escultura assume-se como imagem simbólica da Família, através de um casal ajoelhado segurando o filho em posição central. Duas pombas, na base, reforçam o significado do Amor que une o triângulo familiar Pai, Mãe, Filho.
Datada de 1947, esta Família é emblemática da iconografia e valores de uma política de encomendas de estatuária pública durante o Estado Novo, sendo Leopoldo de Almeida um dos mais emblemáticos representantes do gosto oficial. Foi inaugurada em 1949, em mármore, no Jardim das Francesinhas, junto ao Palácio de S. Bento, Assembleia da República, em Lisboa.
No arquivo Fotográfico do Museu de José Malhoa existe uma fotografia de um estudo para A Família, em gesso, notando-se como principal diferença em relação ao modelo final, a presença de um cordeiro, na base, e a posição lateral do Menino.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: ; Denominação: Estudo da Família; Localização: Desconhecida (fotografia existente no Museu)
Nº de inventário: ; Denominação: Família; Localização: Jardim das Francesinhas, junto ao Palácio de S. Bento, Lisboa.