MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 1335
Supercategoria:
Ciência e Técnica
Categoria:
Uso e Consumo Doméstico
Denominação:
Gramofone
Título:
Grafonola
Autor:
Grand Odeon
Centro de Fabrico:
Alemanha
Datação:
XX d.C.
Dimensões (cm):
altura: 11,5 s/ tampa; 21,5 c/ tampa; largura: 27; diâmetro: prato - 22; comprimento: 34;
Descrição:
Instrumento mecânico movido a manivela, século XX, reproduz sons gravados em espiral centrípta, para discos de vinil de 78rpm. Caixa rectangular, com tampa presa por uma dobradiça de metal e dois fechos; do lado dos fechos, a meio destes, existe uma ranhura onde encaixa a manivela metálica que está guardada dentro da caixa e faz accionar o prato onde é colocado o disco. O prato, de metal forrado a feltro verde, é posto a rodar por meio de uma patilha metálica. Junto ao prato, há uma placa metálica com um indicador do mesmo metal. Esta grafonola tem uma agulha com uma estrutura em metal que está fixada a um circulo que funciona como peso, onde se pode ler a marca "Grand Odeon". Desta estrutura sai também a amplificação do som, através de uma corneta metálica. Esta caixa tem a particularidade de ser especialmente bonita, porque a sua parte superior é completamente espelhada e tem uma área côncava para armazenar a estrutura da agulha e corneta quando a caixa é fechada. A parte dos materiais está em bom estado de conservação. A mecânica não foi testada ainda. é de salientar que a caixa, preta, com revestimento de pele e protecções de metal nos cantos, tem uma aba em couro para ser transportada que está descozida. No interior da caixa, para além dos elementos fixos, encontra-se a manivela e 3 caixas de agulhas. 2 de metal e 1 de plástico (com poucas agulhas dentro). Os instrumentos mecânicos reproduzem música fixada previamente em cilindros, discos, rolos de papel ou livros. Aparecem alguns séculos antes da nossa era antes de conhecerem um primeiro apogeu no renascimento, para em seguida fazerem furor no fim do século XIX, princípio do século XX. Os instrumentos mecânicos conheceram várias aplicações, sobretudo nas camadas populares, mas também em alguma burguesia. Entre uma incrível quantidade de variantes salientam-se o carrilhão, a caixa de música, o órgão de teatro, a pianola, o orchestrion, o piano mecânico e o cartonium. (...) Os instrumentos de música mecânicos produzem sons sem a intervenção de um intérprete. Estão sempre disponíveis, embora o seu programa musical esteja previamente definido.
Incorporação:
Doação - Doação de Porcina Conceição Damil
Origem / Historial:
Os automatofones são instrumentos mecânicos que se caracterizam pelo facto de o som ser produzido de forma automática ou mecânica, sem que haja a intervenção de um músico. Podem ser activados pelo utilizador através de manivelas ou cordas de relógio ou então por forças como o vento, água, pesos ou molas, limitando-se a reproduzir o programa musical pré-definido que neles tenha sido introduzido. A diferença que encontramos nos vários instrumentos mecânicos situa-se ao nível do mecanismo que regula o som musical, que tanto pode ser um cilindro guarnecido de cunhas (o mecanismo mais antigo), discos, cartões, rolos de papel perfurado ou mesmo pranchetas com pregos. Estes instrumentos surgem alguns séculos antes da nossa era e conhecem o seu apogeu no Renascimento, fazendo furor até ao século XIX, princípios do século XX. Aparecem numa quantidade incrível de variantes, de que são exemplo as caixas de música, a gaiola, o orchestrion, o piano mecânico e o cartonium, ou o poliphon. Com a industrialização, passam a ser fabricados em série, sem preocupações artísticas, descaracterizando-se quase por completo. Acabam por ser destronados pelos instrumentos de reprodução modernos, como os gira-discos e os leitores de bandas magnéticas, que reproduzem música pré-produzida sem a exigência de esforço por parte do utilizador.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica