MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Música
Inventory number:
MNM 1068
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Title:
Manuel Inocêncio Liberato dos Santos
Author:
Braga, Emília dos Santos
Production Place:
Portugal
Manufacture Center:
Portugal
Date / Period:
XIX A.D - XX A.D - Naturalismo
Material:
tela, óleo, madeira
Holder:
tela
Technique:
Óleo sobre tela
Measurments (cm):
height: 69,8; width: 53,7;
Description:
Retrato fronteiro e a meio corpo do compositor e organista Manuel Inocêncio Liberato dos Santos (1805–1887), a óleo sobre tela e da autoria de sua neta Emília dos Santos Braga. É representado em traje de cerimónia e com várias insígnias onde se destaca o colar da Ordem de S. Tiago de Espada e a medalha da Ordem Militar de Cristo. De seu nome completo Manuel Inocêncio Liberato dos Santos Carvalho da Silva, filho de um músico da Real Câmara e do Teatro de S. Carlos - Manuel Inocêncio de Carvalho - e de Balbina Hirsch. Foi organista da Casa Real e mestre de música dos infantes da rainha D. Maria II, cargo que acumulou com o de Mestre da Capela Real. Compôs sobretudo música religiosa e duas óperas, «Ignez de Castro» e «O Cerco de Diu». Como reconhecimento, a rainha D. Maria II doou-lhe o piano de cauda Boisselot que Liszt lhe havia oferecido.
Incorporation:
Doação - Boletim do Conservatório Nacional 1946-47, Vol. I, nº 1 "Ofertas 1944 Retrato a óleo de Manuel Inocêncio dos Santos, executado por uma sua neta que, na altura, tinha 15 anos, a pintora D. Emília dos Santos Braga." "(...) Oferta da família de Manuel Inocêncio Liberato dos Santos - 9 de Junho de 1944 - Constituída pelas Ex.mas Senhoras e Senhores: Rita de Cássia Santos e Silva de Faria Álvaro Lobo dos Santos e Silva Maria Luísa Faria Xerez Randolfo Correia Mendes dos Santos e Silva João Manuel Santos e Silva" Os herdeiros doaram também, na mesma altura, o piano de cauda "Boisselot et Fils" que Liszt trouxe para Portugal em 1845, um prato de louça com uma caricatura do músico, a batuta que usava, e a colecção de composições, diplomas, fotografias e cartas referentes à sua vida musical.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits