MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0036
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Viola-Lira
Autor:
Ferreira, António
Local de Execução:
Porto
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Casquinha, Ácer, metal
Dimensões (cm):
altura: a = 6cm; largura: L1 = 31cm; L2 = 10.5cm; L3 = 25,5cm; comprimento: C=60; corpo = 37cm;
Descrição:
Instrumento híbrido entre violino e cítara. As 4 cordas metálicas são afinadas na ordem contrária, sendo a mais aguda do seu lado esquerdo. É tocado com plectro deitadao sobre a mesa, tendo dois pés no lado inferior do tampo e com o botão do estandarte na direcção do executante. No interior do instrumento, a barra harmónica é colocada do lado esquerdo, ao contrário do violino. Cravelhame de 4 cravelhas de cremalheira - rosca. Braço com 17 trastos metálicos, embutidos na escala, que é em ressalto, sobre o tampo. O tampo é em casquinha; fundo de duas metades e costilhas de ácer. Duplos filetes no tampo e filete simples a separar as duas metades do fundo. Corpo de grandes engranques, sendo o lado inferior mais estreito. Aberturas sonoras em FF. Estandarte de metal.
Incorporação:
Outro - Desconhecido
Origem / Historial:
A viola de arco ou violeta, pertence à família do violino, com o qual, de resto, se parece muito. A caixa é semelhante, mas ligeiramente maior, com aproximadamente mais 1/7 do comprimento do violino. O som é mais grave e um pouco mais anasalado. A violeta não teve, ao longo da história, o papel de instrumento solista que foi dado ao violino ou ao violoncelo, mas desempenha um lugar muito importante no conjunto instrumental "quarteto de cordas", constituída por dois violinos, uma viola e um violoncelo. O violino e a violeta são apoiados no ombro do executante, o que permite que se toque de pé ou sentado. O violoncelo, sendo muito maior, é assente no chão através de um espigão e apoiado entre as pernas do violoncelista, que está obrigatoriamente sentado. Trata-se de um instrumento com grande repertório solista, mas também com um papel importante em agrupamentos de câmara (duos, trios, quartetos).
Marcas e Inscrições

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

Etiqueta: Lado direito - António Ferreira; Lado esquerdo - Rua da Cunha Júnior, 26 /Porto

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica