MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0893
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Retrato de Vicente Tito Mazzoni
Título:
Vicente Tito Mazoni
Autor:
Desconhecido
Datação:
XIX d.C. - Naturalismo
Matéria:
tela, óleo, madeira
Suporte:
tela
Técnica:
Óleo sobre tela
Dimensões (cm):
altura: 79; largura: 67;
Descrição:
Retrato terçado a meio corpo de Vicente Tito Mazzoni, a óleo sobre tela. Violinista e professor de violino, Mazzoni (1799-1870) é representado com traje preto formal e camisa branca e nas maõs o instrumento musical que o afamou - o violino e respectivo arco. O rosto é sério, os lábios cerrados e bem desenhados e destacam-se duas verrugas bastante salientes, uma na glabela e outra do lado esquerdo junto à extremidade inferior do nariz. Descendente do tenor, compositor e maestro italiano Antonio Mazzoni (1717-1785) - célebre também por ter sido um dos examinadores de W. A. Mozart quando estes foi admitido na Accademia Filarmonica -, Vicente Mazzoni instalou-se em Portugal, vindo do Brasil, em 1833, apresentando-se nesse ano no Teatro de S. João, no Porto. Posteriormente dirigiu-se Lisboa sendo admitido na Irmandade de Santa Cecília, onde ingressou como primeiro violinista na orquestra do Teatro de S. Carlos e também na Real Câmara. Como pedagogo esteve ligado ao Real Conservatório, foi professor de violino do rei O Popular, portanto, D. Luís I (de seu nome completo Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Saxe-Coburgo e Bragança) e dos Infantes D. Carlos e D. Afonso de Bragança. Percorreu várias cidades europeias onde se apresentou como violinista, tendo obtido bastante êxito em Londres. Regressa a Lisboa onde vem a falecer. Nota: O nome do violinista e professor de violino pode aparecer escrito, ora Tito Mazzoni, ora Tito Mazoni.
Incorporação:
Outro - Esta tela foi objecto de doação pela Dra. Maria Domingas de Sousa Coutinho da Costa, ao Instituto Português de Património Cultural, a 29 de Março de 1983.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica