Origem / Historial:
A viola de arco ou violeta, pertence à família do violino, com o qual, de resto, se parece muito. A caixa é semelhante, mas ligeiramente maior, com aproximadamente mais 1/7 do comprimento do violino. O som é mais grave e um pouco mais anasalado.
A violeta não teve, ao longo da história, o papel de instrumento solista que foi dado ao violino ou ao violoncelo, mas desempenha um lugar muito importante no conjunto instrumental "quarteto de cordas", constituída por dois violinos, uma viola e um violoncelo.
O violino e a violeta são apoiados no ombro do executante, o que permite que se toque de pé ou sentado. O violoncelo, sendo muito maior, é assente no chão através de um espigão e apoiado entre as pernas do violoncelista, que está obrigatoriamente sentado. Trata-se de um instrumento com grande repertório solista, mas também com um papel importante em agrupamentos de câmara (duos, trios, quartetos).
Instrumento com configuração em tudo semelhante à do violino, sendo apenas ligeiramente maior do que este. A afinação é também por quintas, embora começando uma quinta abaixo da do violino. No início do séc. XVII, a viola designa-se por violino e a este era dada a designação de "violino piccolo".
Durante os séc.s XVII e XVIII era, então, frequentemente designada como violeta, sendo o termo "viola" aplicado à viola de gamba.