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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0125
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Trompa de Pistões
Autor:
Jahn a Paris
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
França
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Latão francês
Dimensões (cm):
diâmetro: 39,8;
Descrição:
Aerofone de metal, bocal cónico: Trompa em latão francês com 2 pistões de bomba. Campânula pintada no interior.
Incorporação:
Legado - Proveniente da Colecção Keil
Origem / Historial:
Estes instrumentos são conhecidos na Europa desde tempos imemoriais. Na Idade Média, estavam associados quase exclusivamente às actividades militares e à caça. É a esta última actividade que se deve a designação trompa de caça que acompanhou o instrumento até finais do século XVII. Ao instrumento em causa correspondiam uma série de características que se alteram progressivamente durante o Renascimento. Na sua construção são abandonados os materiais de origem animal, começando a utilizar-se apenas metal, com o qual são ensaiadas diferentes formas e tipos de curvaturas Apesar das alterações, a trompa, formada por um único tubo, continua a ser um instrumento limitado. É então que o trompista alemão Anton Joseph Hampel descobre (por volta de 1760) que a introdução de um objecto qualquer no pavilhão, permitia variar ligeiramente a altura do som. Depois de 1815, com a invenção dos pistões, baixando para mais ou para menos a série dos sons naturais, já é possível à trompa tocar todos os graus da escala cromática. Como consequência passa a ser designada trompa de pistões ou cromática. O mecanismo de pistões nos instrumentos de sopro Os pistões são um mecanismo pelo qual o comprimento do tubo de um instrumento de metal é alterado, numa medida determinada, enquanto é tocado, acrescentando ao instrumento novas notas fundamentais e respectivos harmónicos e conseguindo-se, assim, uma escala cromática. Foi a empresa Griesling und Schlott quem explorou a invenção do pistão de cilindros, concebido, em 1814, por Heinrich Stoltzel. O modelo em questão foi o mais vulgar até 1850, no entanto, ao longo do século XIX, outros desenvolvimentos deste mecanismo foram patenteados. O sistema de pistões rotativos accionados por discos apareceu nos EUA inventado por Nathan Adams de Boston, antes de 1825. Em 1835, Josef Riedl fabricou-os em Viena, seguindo-se Paine, de Rhode Island, por volta de 1848, e J. Lathrop Allen, por volta de 1850, também nos EUA. A junção de pistões de cilindro ou rotativos veio dotar os instrumentos de outras qualidades.
 
     
     
   
     
     
     
 
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