Origem / Historial:
Estes instrumentos são conhecidos na Europa desde tempos imemoriais. Na Idade Média, estavam associados quase exclusivamente às actividades militares e à caça. É a esta última actividade que se deve a designação trompa de caça que acompanhou o instrumento até finais do século XVII.
Ao instrumento em causa correspondiam uma série de características que se alteram progressivamente durante o Renascimento. Na sua construção são abandonados os materiais de origem animal, começando a utilizar-se apenas metal, com o qual são ensaiadas diferentes formas e tipos de curvaturas Apesar das alterações, a trompa, formada por um único tubo, continua a ser um instrumento limitado. É então que o trompista alemão Anton Joseph Hampel descobre (por volta de 1760) que a introdução de um objecto qualquer no pavilhão, permitia variar ligeiramente a altura do som.
Depois de 1815, com a invenção dos pistões, baixando para mais ou para menos a série dos sons naturais, já é possível à trompa tocar todos os graus da escala cromática. Como consequência passa a ser designada trompa de pistões ou cromática.
O mecanismo de pistões nos instrumentos de sopro
Os pistões são um mecanismo pelo qual o comprimento do tubo de um instrumento de metal é alterado, numa medida determinada, enquanto é tocado, acrescentando ao instrumento novas notas fundamentais e respectivos harmónicos e conseguindo-se, assim, uma escala cromática. Foi a empresa Griesling und Schlott quem explorou a invenção do pistão de cilindros, concebido, em 1814, por Heinrich Stoltzel.
O modelo em questão foi o mais vulgar até 1850, no entanto, ao longo do século XIX, outros desenvolvimentos deste mecanismo foram patenteados. O sistema de pistões rotativos accionados por discos apareceu nos EUA inventado por Nathan Adams de Boston, antes de 1825. Em 1835, Josef Riedl fabricou-os em Viena, seguindo-se Paine, de Rhode Island, por volta de 1848, e J. Lathrop Allen, por volta de 1850, também nos EUA.
A junção de pistões de cilindro ou rotativos veio dotar os instrumentos de outras qualidades.