MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 9 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0488
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Pipa
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
China
Centro de Fabrico:
China
Datação:
Desconhecida
Matéria:
Madeira, bambu
Dimensões (cm):
altura: .;
Descrição:
Instrumento em forma de pera. O braço, tem 4 trastos, em meio cilindro, de madeira e 12 trastos, de bambu. Apesar de muito parecido com o inst. 487, parece mais uma cópia, pouco cuidadosa, do que um original. --- Descrição de A. Keil: Instrumento chinês, semelhante ao nº 271 do catálogo descritivo. Instrumento chinês. Citara de quatro cordas de tripa. Com ornamentos diversos.
Incorporação:
Legado - Proveniente da Colecção Keil
Origem / Historial:
Os instrumentos chineses de corda dedilhada É possível encontrar uma grande variedade de modelos de cordofones dedilhados com uma paleta infindável de propriedades tímbricas próximas de instrumentos europeus, como os bandolins ou as violas. Os mais familiares são o "P'i p'a", instrumento em forma de pêra alongada e costas bojudas, possuidor de quatro cordas de seda e o "Yueh ch'in", alaúde chinês de braço curto e costas planas, conhecido vulgarmente como viola lua. A grande diferença entre os vários cordofones dedilhados reside na forma e dimensão das caixas de ressonância, construídas em vários tipos de madeira e quase sempre decoradas com marfim, osso ou bambu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica