MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 9 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0178
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Fagote Russo
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Inglaterra ou França?
Centro de Fabrico:
Inglaterra ou França
Datação:
1801 d.C.
Matéria:
Madeira de árvore de fruto, latão, cabedal
Dimensões (cm):
largura: L1= 11,4; L2= 6,4; comprimento: 108;
Descrição:
Aerofone de palheta dupla, sem cápsula, com o corpo de três peças de madeira de árvore de fruto, parte revestido de pelica preta envernizada e tudel em latão. O tubo para o bocal é bastante desenvolvido, assim como o bocal em metal. Virolas e culatra guarnecidas de latão. Chaves de tampas circulares, montadas em cavaletes do mesmo metal. Pavilhão zoomórfico com cabeça de serpente pintada de verde e vermelho. Seis orifícios para os dedos; três chaves (1+2).
Incorporação:
Legado - Proveniente da Colecção Keil, nº 143 - cat. 127
Origem / Historial:
O fagote é um instrumento de tubo cónico constituído por dois tubos justapostos e unidos na base por um outro tubo em forma de U. Desenvolvido a partir do baixão - instrumento também composto por dois tubos justapostos em forma de U, mas fabricado numa só peça. Inicialmente, o fagote dispunha de apenas três chaves. A palheta dupla do fagote não está directamente aplicada no corpo do instrumento, mas sim numa extensão de um tubo metálico (tudel). Considerado como o baixo da família das madeiras, o fagote permite efeitos sonoros cómicos, pelo que há quem lhe chame o palhaço da orquestra. Devido às suas proporções, é tocado em posição oblíqua, preso ao pescoço do fagotista por meio de um cordão. Foi provavelmente inventado no começo do século XVI, por um cónego italiano, de nome Afrânio, e aperfeiçoado sobretudo a partir de meados do século XVII. Já no século XIX, alguns construtores alemães experimentam vários mecanismos de chaves, sendo o sistema mais adoptado o do construtor J. Heckel. Existem outros fagotes dos quais o mais importante é o contrafagote, enorme instrumento que assenta no chão com um espigão.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica