MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Wednesday, May 01, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu da Música
Inventory number:
MNM 0105
Supercategory:
Arte
Category:
Instrumentos musicais
Name:
Oboé
Title:
Oboé
Author:
Grenser, Heinrich
Production Place:
Alemanha
Manufacture Center:
Alemanha
Date / Period:
XVIII A.D - XIX A.D
Material:
Madeira de buxo, marfim, prata
Measurments (cm):
diameter: 0=65.4;1=6.9;2=9.4;3=13.8;4=40.5; length: C=555;
Description:
Aerofone de palheta dupla, sem cápsula:Seis orifícios para os dedos, o quarto duplo, para sol/sol#;dois orifícios de afinação laterais na campânula; sete chaves:Do#, ºDo, Mib, Fa transversal, Sol#, sib 8ª, semi-transversal. Corpo de três peças em madeira de buxo; montagem de quatro virolas em marfim; chaves em prata, de tampas quadradas, com os cantos cortados; a chave de 8ª tem tampa redonda, com os eixos encastrados na madeira do corpo.
Incorporation:
Compra - Proveniente da Colecção Keil, que foi adquirida pelo Estado à Família
Origin / History:
O oboé que hoje conhecemos, de tubo cónico em madeira de ébano, descende dos instrumentos que existiram há milhares de anos nas civilizações egípcia, israelita, grega e romana, normalmente usados como instrumentos de sinais. Introduz-se na Europa no século XII e passa a ser designado charamela. A partir do século XVII, a charamela soprano dá origem ao oboé. Pensa-se que os primeiros instrumentos foram construídos na oficina da família Hotteterre e tocados pela primeira vez por músicos da corte do Rei Sol. Durante o século XVIII, o oboé foi introduzido como instrumento de orquestra. A sua evolução principal no século XIX, como de resto a de todos os sopros, foi a introdução de várias chaves, variando de construtor para construtor. Dentre os oboés da colecção, é importante destacar o exemplar construído por Johann Heinrich Eichentopf, de Leipzig (segundo quartel do século XVIII). Os instrumentos de Eichentopf que subsistem incluem: dois oboés (um no Museu Instrumental de Leipzig e outro neste museu), flautas direitas, soprano e tenor e uma flauta travessa.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits