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FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0212
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Harpa
Autor:
Nadermann, Henri
Local de Execução:
Paris
Centro de Fabrico:
França
Datação:
XIX d.C. - Início do Séc. XIX - 1780- 1835
Matéria:
Instrumento de madeira,Pinho de Flandres, de veio transversal. Cordas ce origem têxtil e nylon; cravelhas e béquilles em metal; botões em marfim
Suporte:
Madeira
Dimensões (cm):
altura: A=1616;a=1230; largura: L=448;l1=328;l2=67; comprimento: C=940;
Descrição:
Harpa de Caixilho: Cordofone dedilhado. Quarenta e uma cordas; afinação cromática: sete pedais de movimento simples; mecanismo 'à crochets'. Caixa harmónica com fundo de secção poligonal de sete peças pintada de verde-azeitona, com quatro conjuntos de quatro orificios acústicos triangulares dispostos em cruz e um cordiforme no topo; tampo trapezoidal em pinho de Flandres de veio transversal, decorado com motivos fitomórficos e musicais polícromos; consola simples pintada de verde-azeitona com molduras douradas; coluna de fuste estriado pintada de verde-azeitona e dourado, com capitel e base talhados e policromados em estilo pseudo-egípcio; soco pintado de verde-azeitona com molduras e ornatos talhados e dourados. No tampo harmónico, óleo sobre madeira.Tema: pintura de género. Inscrição do nome do autor no topo superior direito do tampo harmónico.
Incorporação:
Doação - Proveniente do MNAA, oferta de Guerreiro Gala ( Invº nº 2 )ao MNAA; cedida a título precário, em 1946, ao Conservatório Nacional
Origem / Historial:
Henri Naderman (1780-1835?), construtor desta harpa, foi um comerciante e luthier que, desde muito cedo, se dedicou à construção de harpas e ao negócio da venda de instrumentos através da firma do seu pai. O pai, Jean-Henri Naderman (1735-1799), foi editor e um dos mais famosos construtores de harpas do século XVIII, em Paris. Iniciou atividade como editor e construtor em 1770 e, a partir de 1778, esteve ao serviço de Marie Antoinette, tendo a sua firma na Rue Argenteuil. Em 1787, a firma muda de localização e passa ser na Rue Richelieu. Os instrumentos desta família são muito ornamentados ao estilo Vernis Martin (imitação do lacado chinês). Mencionadas e elogiadas na memória escrita para a Academie des Sciences et Beaux Arts (assinada por Méhul, Bonec, Charles e Prony, a 17 de Abril de 1805), as harpas de Jean-Henri Naderman são consideradas as melhores do seu tempo, a nível de construção e mecanismo. Juntamente com J.B. Krumpholtz, compositor e harpista, o célebre construtor aperfeiçoou o modelo das harpas com pedal de ação simples - mecanismo em que o instrumentista tinha à sua disposição pedais, sendo a sua função aumentar um semitom das notas de cada corda. A partir de 1825, a familía Naderman era a única firma em Paris a fabricar harpas de pedal simples, devido ao triunfo do mecanismo de Erard (acção dupla) que permitiu a modulação para as 12 tonalidades da escala ocidental. Atualmente, as harpas construídas para a Corte Francesa encontram-se conservadas no Victoria & Albert Museum de Londres e no Musée de la Musique de Paris. Como editor, publicou inúmeras obras para harpa e piano e para vários outros instrumentos, incluindo sopros. As suas publicações eram, à semelhança dos seus instrumentos musicais, elegantes e ornamentadas. Teve dois filhos: um excelente harpista, François-Joseph Naderman, e o já referido autor deste instrumento, Henri Naderman (1780-1835?).
 
     
     
   
     
     
     
 
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