MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Guarda
N.º de Inventário:
894
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Armas
Denominação:
Espingarda de pederneira
Título:
Espingarda
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Inglaterra.
Centro de Fabrico:
Birmingham. Inglaterra. (armaria).
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Madeira, aço, bronze.
Dimensões (cm):
comprimento: 138,5;
Descrição:
Espingarda pederneira militar inglesa. Cano cilindrico e liso em toda a sua extensão. possui cauda com parafuso para fixar. O cano é de alma lisa. No cano trés punções: duas iguais duas lanças cruzadas e coroadas (punções Birmingham), a outra uma coroa. O fuste acompanha o cano até 11 cm da boca do cano. A protecção do couce, o guarda-mato, a contra-chapa do fecho, o remate do fuste e o canudo da vareta são em bronze. No guarda-mato e no fuste duas presilhas para passar correia para suspender a arma ao ombro. O fecho é de pederneira, o chamado "fecho à francesa". Na chapa do fecho, à frente do cão: JR coroado. Tem vareta, que não pertence à arma, pois é muito mais pequena que o cano da espingarda.
Incorporação:
Doação - De António Coelho Moura
Origem / Historial:
Espingarda de pederneira militar inglesa, veio com o exército inglês por ocasião das invasões francesas. Era denominada pelos soldados ingleses de Brawny Bess. O fecho já do século XIX. Caracteristicas da espingarda: Calibre: 19 mm. Peso: c 4,4 Kg. Alcance util: 75 m. Cadência de tiro: 2 - 4 tiros por minuto. O interior do cano é de alma lisa (cano liso sem estrias).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica