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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
16 Grav MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Gravura
Title:
PLANTA DA CIDADE DO PORTO
Author:
Perry Vidal, Francisco
Production Place:
Lisboa
Manufacture Center:
Lisboa
Date / Period:
1844 A.D
Material:
Papel; tinta negra
Holder:
Papel
Technique:
Litografia
Measurments (cm):
height: 50,4; width: 67,8;
Description:
A planta abrange uma área um pouco superior à planta do Porto que antecedeu esta, realizada em 1839 por José da Costa Lima. O núcleo do Porto antigo circunscrito pela muralha fernandina é claramente assinalado. É representada em planta pela primeira vez a Ponte Pênsil, e trata-se da única planta impressa da cidade, da primeira metade do século XIX, que a representa. A "Ponte Suspença", como se encontra designada, está correctamente implantada no local onde foi construída. A planta contem ainda algumas atualizações relativas à de 1839: a praça do Bolhão apresenta-se mais edificada, a rua da Restauração figura aberta em todo o seu comprimento e ligada ao Passeio de Massarelos. No sitío da "Torre de Pedro Sem", surge a designação errada de "Torre da Marca", que no entanto já se encontrava em ruínas, pois foi em grande parte demolida durante o Cerco do Porto entre 1832-33. Figura ainda assinalado na planta o "Largo da Torre da Marca", local onde se encontrava. No rio, encontra-se um navio com rodas, certamente uma novidade. Lateralmente, à esquerda, enumera diversos "EDIFICIOS, TRAVESSAS E CALÇADAS & QUE ESTÃO/ NUMERADAS NESTA PLANTA", e inferiormente uma "Notícia Estatística da Cidade do Porto", que refere os edifícios e lugares públicos mais importantes da cidade, destacando, entre os "palácios particulares", o dos Carrancas.
Incorporation:
Dação em pagamento - Dação em pagamento feita pela Mitra do Porto à Direcção-Geral da Fazenda Pública para ser incorporado no fundo do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origin / History:
Pertenceu à colecção de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia 1865-1943), que foi pintor amador, discípulo de Artur Loureiro. Pelo Decreto-Lei 33.271 de 24 de Novembro de 1943 foi acordado entre o Estado e a Mitra do Porto que as peças com valor artístico deixadas por Manuel Maria Lúcio a esta última ficariam a pertencer à Direcção-Geral da Fazenda Pública. Em 21 de Dezembro de 1943 foi feito um Auto de Escolha, estando presentes o Director do Museu Nacional de Soares dos Reis, Dr. Vasco Valente, o representante da Mitra, cónego Gaspar Joaquim de Freitas e um representante da Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando o Museu como depositário dos bens. Em 23 de Março de 1944 foi feito o depósito destas peças pela Direcção-Geral da Fazenda Pública no Museu Nacional de Soares dos Reis, através de um Auto de Entrega da Direcção de Finanças do Distrito do Porto, que especificava que, posteriormente e mediante escolha, seriam integradas no fundo do Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
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