MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Tuesday, May 07, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
10 Grav MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Gravura
Title:
CIDADE DO PORTO
Author:
Neele, Samuel John (1763-1824)
Production Place:
Londres
Manufacture Center:
Londres
Date / Period:
1813 A.D
Material:
papel, tinta preta
Technique:
gravura a traço
Measurments (cm):
height: 58,5; width: 47,8;
Description:
Planta da Cidade do Porto conhecida como Planta Redonda. A planta possui uma legenda indicadora dos "Edifícios Públicos Largos e Praças.", "Conventos e Collegios e Igrejas." e ainda "Ruas e Travessas". Executada com rigor, limita a Sul as margens de Gaia, ao Norte a Igreja da Lapa e Rua da Boa Vista, e a Nascente pela Rua Direita até ao Campo do Poço das Patas, e a Poente as imediações da Torre da Marca. Na margem do rio está assinalado o areal de Miragaia, onde posteriormente foi contruído o edifício da Alfândega. O perímetro da muralha encontra-se intacto quase na sua totalidade, delimitando a cidade desde o Postigo do Sol até à Porta Nova, abrangendo a Praça da Ribeira. A planta representa ainda uma série de igrejas, conventos e trechos arquitectónicos demolidos ou transformados por novos arranjos urbanísticos: a capela da Senhora do Ó, posteriormente demolida com parte da muralha, a capela de St.º António de Peneda, a capela de St.º André, a igreja do Convento de S.º António, o tanque da Natividade. Representa ainda o extinto Convento dos Lóios e a sua igreja, e o Mosteiro de São Bento de Avé Maria. Na praça do Carmo, encontram-se ainda a capela e o convento das Carmelitas Descalças, e próximo da rua das Flores, a também posteriormente demolida, capela de S. Roque. Na extremidade da rua de Belmonte, encontram-se representados, lado a lado, os conventos de S. Francisco e S. Domingos. No rio Douro encontra-se localizada a Ponte das Barcas, inaugurada em 1806. Foi por várias vezes desmontada, e finalmente substituída pela Ponte Pênsil, em 1843. À direita está expressamente indicado pelo autor o local de desembarque das tropas luso-britânicas, que em 12 de Maio se apoderaram do Monte do Seminário, tomando a cidade após a expulsão das tropas francesas: "Foi perto deste sítio que dezembarcou, na passagem do Rio o primeiro destacamento do Exercito Alliado na expulção dos Vandalos pelo Grande Wellington, a 12 de Mayo de 1809".
Incorporation:
Compra
Origin / History:
É a mais antiga planta da cidade. Impressa em Londres, o seu levantamento, julga-se que destinada a fins militares, foi realizado durante a Guerra Peninsular. Foi dedicada a Nicolau Trant, general inglês ao serviço do exército britânico nomeado Governador da cidade do Porto, após a expulsão das tropas francesas, sendo o mecenas da iniciativa de George Balck. Nela deve ter trabalhado o engenheiro portuense João Francisco Guimarães.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits