MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Sunday, May 05, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
129 Grav CMP/ MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Gravura
Name:
Desastre da Ponte das Barcas
Author:
Desconhecido
Production Place:
Porto
Manufacture Center:
Porto
Date / Period:
XIX A.D
Material:
Papel; tinta preta
Holder:
Papel
Technique:
Gravura a traço
Measurments (cm):
height: 24; width: 31,7;
Description:
Gravura de caráter popular, que segue uma gravura coeva com igual representação, da autoria de Baptista Samuel, (Inv. 133 Grav CMP/ MNSR), considerada como uma das representações mais fiéis do desastre da Ponte das Barcas. A gravura representa a muralha junto à Ribeira, com os arcos que dois anos antes haviam sido rasgados na muralha da cidade. A margem esquerda encontra-se repleta de multidão, e ao centro é representada a Ponte das Barcas, também cheia de população. Na margem esquerda é representada a cavalaria francesa que observa a multidão, distinguindo-se um militar que utiliza um telescópio. A população movimenta-se para a ponte, em derrocada. Junto ao cais da Ribeira é visível um rombo na ponte onde parte do pavimento cedeu, assim como a guarda de madeira, rutura por onde muitos dos que fugiam da cidade caíram ao rio. No rio estão representadas várias figuras, algumas conseguindo chegar à margem. Ao alto, à esquerda da composição, figuram em representação alegórica anjos que sustentam coroas.
Incorporation:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origin / History:
O aluimento à entrada da ponte, que terá sido provocado por acidente devido ao excesso de peso, é considerado como uma causa possível para a queda da ponte. A pintura a óleo, com o mesmo tema, que se encontra na Capela das Almas na Igreja de S. José das Taipas, e que permaneceu durante muito tempo a evocar o acontecimento na Ribeira, figura igualmente com a representação do rombo na ponte junto à margem da Ribeira. Existe uma outra versão dos acontecimentos representada numa versão mais tardia em que o aluimento se encontra a meio da ponte (81 Lit CMP/ MNSR). Esta versão está de acordo com a versão histórica que defende que a ponte terá sido deliberadamente cortada quando os defensores da cidade se retiravam para a Serra do Pilar, ficando desta forma a salvo dos invasores franceses. Nesta perspectiva a cavalaria francesa tem uma atitute ativa, perseguindo a multidão. A peça foi incluída no inventário geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits