MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1553 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Caminho de Besteiros - Amares
Datação:
1903 d.C.
Suporte:
Tela
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 91,4; largura: 46;
Descrição:
Representação de uma paisagem rural em que domina, em primeiro plano, o arranque de um caminho escavado, fundo, num terreno povoado de pinheiros e revestido de vegetação rasteira. Neste espaço estão representados vários pinheiros com altos troncos e copas frondosas, que se elevam até ao extremo superior da composição, numa organização equilibrada e quase simétrica. À esquerda da composição, sobre a vegetação rasteira, caminha uma pequena figura feminina com um grande molho de lenha à cabeça. Assume aqui uma presença marcante uma luz intensa que se projecta a partir do lado direito. Num plano intermédio existe uma mancha densa de vegetação, possíveis árvores de porte médio ou arbustos. Nos planos mais longínquos sucedem-se os montes de contornos pouco definidos que se confrontam com um céu de tonalidades claras e suaves que se perdem na distância. A figura feminina representada nesta obra é idêntica a uma outra que o autor representa em grande plano e a que deu a designação de "Rita da Caruma".
Incorporação:
Doação - Doação de Manuel João Braga e sua mulher ao Museu Nacional de Soares dos Reis: aceitação autorizada por Despacho Ministerial de 1997-09-02.
Origem / Historial:
Doada ao Museu Nacional de Soares dos Reis por Manuel João Braga e sua mulher, em 1997. Por informação do doador, contido na carta que dirige ao Museu com a proposta de doação, os objectos doados recebeu-os por herança do pai, o engenheiro agrónomo João Braga, falecido em 1960, que por sua vez os herdara de sua tia materna, Maria Emília de Figueiredo Mattos, tia-avó do signatário, falecida em 1954.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica