MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
18 Mob CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Mesa de biblioteca
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Inglaterra (?)
Centro de Fabrico:
Inglaterra (?)
Datação:
1830 d.C.
Matéria:
madeira de mogno; latão dourado; diferentes tipo de mármore
Técnica:
madeira folheada
Dimensões (cm):
altura: 77,5; profundidade: 133;
Descrição:
Mesa redonda, de tampo circular, com quatro gavetas no aro. No tampo apresenta diferentes espécies de mármores embutidos dispostas radialmente a partir de um círculo central em pedra de malaquite. O tampo assenta numa coluna central facetada, que tem na base formas boleadas e um círculo de contas. A base é formada por uma plataforma recortada de quatro pés com enrolamentos que superiormente tem um ornato de folha de palmeira entalhada e inferiormente enrolamentos. Os pés terminam em rodízios. Em 1839 esta mesa foi descrita no Museu Allen, “uma mesa redonda de sete palmos de diâmetro, embutidos de diferentes mármores romanos dispostos em círculos concêntricos todos eles numerados para se poder consultar no catálogo a que classe correspondem" (Urcullu, Tomo III, p. XVII). Uma outra descrição do mesmo autor refere-se mais especificamente à proveniência das amostras de mármores utilizadas na mesa, “uma bela colecção de perto de 300 pedras raras e antigas achadas nas ruinas e escavaçoins feitas em diferentes partes da Italia, no Herculano, Pompeia e vizinhanças de Roma (…). (Idem, Tomo I, p. XL). A mesa é composta por 273 amostras litótipos, dispostos concentricamente, sendo que aparentemente existem apenas 243 litologias distintas. 12 litologias surgem repetidas várias vezes. Em seis amostras não foi possível atribuir, nesta fase, uma designação litológica. Esta mesa que pertenceu à colecção de João Allen foi provavelmente realizada em Inglaterra, com amostras de mármores provindas de Itália, de locais arqueológicos emblemáticos como Herculano, Pompeia e arredores de Roma, revelando o mesmo espirito científico e cultural que definiu o Grand Tour.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
Proveniente da Colecção Allen. Referenciada em Tratado Elementar de Geografia Astronómica, Fízica, Histórica ou Política Antiga e Moderna que o seu autor D. José de Urcullu, dedica ao Exm.º Snr. João Allen, Tomo III. Porto: Tipografia Comercial Portuense, 1839, p. XVII. A peça foi incluída no Inventário Geral do Museu Municipal do Porto de 1938-39, cujo acervo foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940-41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27/879 de 21 de Julho de 1937.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica