MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
100 Obj. Arq. CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Lêkythos
Datação:
IV a.C. - III a.C.
Matéria:
Argila, pigmentos para coloração
Técnica:
Peça feita à roda (?), com asa modelada. Decoração com engobes coloridos
Dimensões (cm):
altura: 9,4; diâmetro: 3,5;
Descrição:
Lêkythos, de tipo Gnathia. Bojo decorado com reticulado a negro, mais espesso na parte inferior, a qual é inferiormente delimitada por uma grossa banda negra. Na parte superior, duas bandas a negro, das quais a mais larga desce no reverso, de modo a dar a volta ao arranque da asa. Linguetas a negro no colo. Banda negra no rebordo do pé. Asa e rebordo e a parte superior do colo em verniz negro. Cf. CVA, Deutschland 8, Karlsruhe 2, pl. 87, 8. (Classificação e descrição da autoria da Professora Maria Helena da Rocha Pereira)
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis. Pertenceu ao Museu Allen com o nº 45
Proveniência:
Pompeia.
Origem / Historial:
O coleccionador João Allen, à semelhança de muitos seus contemporâneos, deixou-se fascinar pela ideia do "grand tour" que incluía as ruínas de Herculano e Pompeia. Entre Setembro de 1826 e Maio de 1827 vindo de Paris viajou por Itália. Em Janeiro de 1828 envia do Porto ao seu correspondente em Roma uma carta de que nos resta o rascunho na qual menciona algumas das suas aquisições: "Como as coisas de Nápoles pesem é que eu tenho sido o mais mal sucedido possível […] pois que os 3 caixões que deixei ao seu cuidado fizesse (?) terem ficado no maior abandono o que de basta sinto principalmente pela Colecção de Minerais do Vesúvio que era muito completa e que pelo [que] passa tem andado aos trambolhões achando-se numa canastra aberta e ao deus dará em lugar do caixão bem acondicionado em que vinham, e também pelo que trazia alguns pequenos vasos antigos e medalhas de cobre gregas e romanas […]" Rascunho da carta enviada por João Allen ao seu correspondente em Roma, Jorge Heuzon, datado do Porto, a 8 de Janeiro de 1828, A.D.P.: PSS JÁ, Mç. 1, segundo SANTOS (p. 77 e 199) (V. bib.). Estas encomendas deverão ser as que já numa carta de Setembro de 1827 Jorge Heuzon refere nos seguintes termos: "[…] por motivo de Saúde não podia eu satisfazer aos desejos de V. S.ª lhe serem remettidos p.ª essa: Finalmente havendo o Expedicioneiro Trebby segundo o costume de todos os Mercantes de objectos d'artes sahido de Roma por não terem q. fazer até a estação em q. esperão os Estrangeiros, não podia eu também neste particular cumprir com as ordens de V. S.ª respeito a noticia q. V. S.ª procurava sobre o destino dos objectos q. deixou a Cargo do mesmo Expedicioneiro p.ª serem enviados p.ª Portugal […]" Carta de Jorge heuzon, enviada de Roma a João Allen datada de 29 de Setembro de 1827, A.D.P.: PSS JÁ, Mç. 1, segundo SANTOS (p. 196) (V. bib.). O Inventário do Museu Allen realizado em 1849 por Joaquim de Santa Clara Sousa Pinto, José Vitorino Damásio e José António de Aguiar, organizado segundo o lugar que os objectos ocupam no edifício do Museu Allen, menciona na 2ª sala "3 lampadas em vasos peq.nos de barro [sic], das escavações de Pompeia", mais adiante, mas ainda na mesma sala, menciona "15 vasos, lâmpadas, etc., ant.os, tirados das escavações de Pompeia e alguns achados em Portugal". segundo SANTOS (p. 216 e 217) (V. bib.). A colecção Allen foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto em 1850 de onde resultou a constituição do Museu Municipal do Porto. Após a extinção deste em 1937 o seu acervo é depositado no então criado Museu Nacional de Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica