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Animação Imagens

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OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
1450 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de Carolina Rosa Ribeiro de Faria, Baronesa do Seixo
Date / Period:
1845 A.D - 1851 A.D
Holder:
Tela
Technique:
Óleo sobre tela
Measurments (cm):
height: 102,7; width: 79;
Description:
Retrato de mulher jovem representada sentado, até à altura dos joelhos, voltado a três quartos para o lado esquerdo e o rosto e o olhar voltados no sentido oposto. Está sentada numa cadeira de braços forrada de tecido azul. Veste vestido preto de decote amplo e manga curta, um pouco acima do cotovelo, rematada com renda transparente. O remate do vestido no decote é feito por tira estreita branca. Tem como adorno um broche sobre o peito, ao centro. Apoia os dois braços no colo, em grande contraste da pele clara sobre o vestido preto, tendo várias jóias de adorno, uma pulseira em cada braço e um anel no dedo indicador da mão esquerda. Entre as mãos segura um leque fechado. Representação enquadrada em interior doméstico com reposteiro amplo como fundo, preenchendo todo o lado direito e, do lado esquerdo, uma coluna de ângulo. Este retrato faz par com o Retrato do Barão do Seixo (Col. MNSR, Inv. 1449 Pin MNSR).
Incorporation:
Compra - Compra a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, através do Fundo João chagas.
Origin / History:
Este retrato e o pendant (Retrato do Barão do Seixo), foram apresentados na exposição do Palácio de Cristal de 1867: pertenciam então ao Barão do Seixo, residente no Porto. Segundo Júlio Brandão, em 1929 pertenciam à baronesa do Seixo. Foi adquirido pelo Museu Nacional de Soares dos Reis em 1987, através do Fundo João Chagas, a Beatriz de Sottomayor P. de Castelo Branco, descendente dos retratados. Faziam parte do recheio da casa da rua de Cedofeita, 433. Até à data da entrada no Museu estiveram na posse de descendentes. O Fundo João Chagas resultou de uma doação ao Estado feita em 1941 por Maria Teresa Chagas, em memória de seu marido, o republicano João Pinheiro Chagas. Consistiu no rendimento líquido de um prédio no Estoril que passaria a estar disponível para a aquisição de obras de arte e melhoramentos em benefício do Museu Nacional de Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
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