MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 30 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
522 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Título:
Nero
Datação:
1929 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 61; largura: 50;
Descrição:
Sobre um fundo neutro em duas tonalidades que distinguem os planos, está representado um cão, sentado sobre as patas posteriores flectidas e com as patas dianteiras esticadas. Está voltado praticamente de frente, com o olhar dirigido para o observador e o corpo levemente voltado para a esquerda. Ao lado do animal, à esquerda da composição, está pousada no chão uma coleira revestida com pelo branco e presa à respectiva trela. A colocação do animal em pose, a frontalidade do corpo e do olhar e a dimensão da figura no espaço do suporte da pintura conferem a esta representação uma aparência de retrato. O autor reforça esta situação intitulando a obra pelo provável nome do cão, Nero, designação com que aparece no catálogo da primeira exposição em que é apresentada ao público.
Incorporação:
Legado - Legado de Maria Rizzo Terra
Origem / Historial:
O jornal "O Comércio do Porto" de 23 de Março de 1930 dá a notícia: "A Senhora D. Maria Terra comprou o esplêndido quadro Nero". Maria Rizzo Terra lega ao Museu Nacional de Soares dos Reis os quadros da sua colecção, conforme o disposto no seu testamento datado de 13 de Outubro de 1942. Ao “Auto de Entrega”, lavrado em 18 de Fevereiro de 1943, está anexada a lista de 55 quadros de autores portugueses. Nesta relação de quadros esta pintura (n.º 9) tem a designação "Cão". No Inventário do Museu Nacional de Soares dos Reis a obra é mencionada com a designação: "Cão chamado DicK". Desconhece-se a razão para esta alteração de designação.

Bibliografia

Artur Loureiro 1853-1932 [Catálogo de exposição]. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo [Museu Nacional de Soares dos Reis], 2011, pág. 232 (il.)

Exposição Artur Loureiro. O Primeiro de Janeiro. Porto: 23-03-1930

Arte: Exposição Arthur Loureiro. O Comércio do Porto. Porto: 23-03-1930.

Salão Silva Porto. Arte e Artistas - Artur Loureiro. A Montanha, 24-03-1930.

Artur Loureiro. O Primeiro de Janeiro. Porto: 28-3-1930

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica