MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 1 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
44 Min MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Caixa de Rapé
Título:
Caixa de Rapé com retrato de D. Miguel I
Autores:
Desconhecido
José João de Almeida Santos (18...? - Porto 1872)
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
XIX d.C.
Matéria:
Tartaruga, ouro, vidro; marfim e guache.
Suporte:
Marfim (miniatura)
Técnica:
Guache Incrustação
Dimensões (cm):
altura: 2,2; diâmetro: 8,5;
Descrição:
Caixa circular em tartaruga com incrustações a ouro e madrepérola no rebordo superior e lateral da tampa. No centro desta, emoldurada com um aro no mesmo metal, insere-se uma pintura em miniatura realizada a guache sobre marfim com a representação de D. Miguel I, Rei de Portugal em busto, voltado de três quartos à direita com o olhar dirigido para o observador; de rosto ainda jovem, cabelo castanho claro, de barba, bigode e mosca. Enverga a farda de generalissimo com dragonas de cacho, manto real arminhado e ostenta banda multicolor em que figuram cinco gran-cruzes: São Tiago, Cristo, Avis, Carlos III e Isabel, a Católica. Pendente do pescoço o colar do Tosão de Ouro e a insígnia da Ordem de Malta; ao peito, além de uma medalha militar com fita verde e branca (provavelmente a de Lealdade, instituída depois da revolução de 1823) da placa das três ordens, que se reconhece pelo Sagrado Coração de Jesus que a encima, as de Carlos III, Isabel a Católica e outra que não se consegue identificar. Pendente dos ombros, o manto de arminhos e, à cinta, banda encarnada. À sua esquerda e à altura do ombro, a coroa real e o ceptro colocados sobre uma mesa com um pano verde. A miniatura está assinada a meio do lado esquerdo do observador: "S.tos" (João de Almeida Santos - de quem unicamente se sabe que morreu no Porto em 1872).
Incorporação:
Legado - Legado de António Ramos Pinto
Origem / Historial:
A 16 de Abril de 1945 é feita a entrega ao Estado com afectação especial ao Museu Nacional Soares dos Reis do legado de uma colecção de 24 caixas, na sua maioria de rapé, que António Ramos Pinto havia constituído a favor desta instituição. Esta colecção já se encontrava em depósito no Museu desde 17 de Janeiro de 1942.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica