MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
14 Obj Arq CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Figura de Deusa (?)
Autor:
Desconhecido
Datação:
XVIII d.C.
Técnica:
Modelada
Dimensões (cm):
altura: 19,4; largura: 6; espessura: 1,4;
Descrição:
Estatueta em pasta argilosa acinzentada. Representação de figura feminina em posição frontal, com uma espécie de elmo na cabeça, que se prolonga lateralmente até ao pescoço e apresenta um hemicírculo na zona frontal, delimitado superiormente por estrias radiais. Apresenta caracteres incisos sobre o dorso e pernas, interrompidos no centro por um elemento triangular estriado. Tem um estojo de época provavelmente muito posterior, mas sem dúvida produzido para conter a peça, uma vez que acompanha o contorno desta. É forrado a tecido escuro e revestido exteriormente a percalina (?) vermelha com motivos vegetais gravados a ferros dourados. Tem um pequeno fecho e dobradiças em latão.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis
Origem / Historial:
A unica informação relativa a proveniência encontra-se no inventário dactilografado da secção de Diversos / objectos arqueologicos do Museu Municipal do Porto e indica que a figura é proveniente do Alentejo e foi adquirida pelo Fundador do Museu, João Allen, em 1835 (Inventário Geral do Museu Municipal do Porto, 1938 - 1940, Secção de Diversos, Relação de Objectos Arqueológicos, p. 2 nº 14) Em 1940, conjuntamente com todo o espólio do extinto Museu Municipal do Porto, dá entrada em regime de depósito, no Museu Nacional de Soares dos Reis, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei 27.879 de 21 de Julho de 1937. A Biblioteca Nacional, em Lisboa, possue três estatuetas muito semelhantes a esta, uma das quais um pouco maior. Integram o núcleo remanescente do Gabinete de Antiguidades criado em 1804 na Real Biblioteca Pública da Corte e Reino e não estão documentadas nem publicadas. Embora exista uma publicação dessa Biblioteca intitulada "Catálogo do Gabinete de Numismática e Antiguidades. 1ª parte, Antiguidades Ibéricas e Romanas", da autoria de Jorge Alarcão e Manuela Delgado e publicado em 1969, estas peças não são aí mencionadas.
Marcas e Inscrições

Tipo

Descrição

Imagem

Inscrição

Inscrição descrita no Inventário como "celtibera" mas não decifrada. V. imagem

imagem
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica