MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 4 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
27.1 Obj Hist CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Traje
Denominação:
Dólman / Peças da farda D. Pedro IV
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Portugal
Datação:
1820 d.C. - 1832 d.C.
Matéria:
Tecido do corpo da peça: fio de lã castanho Tecido da gola e punhos: fio de lã vermelho Galão de remate dos contornos: fio de seda preto Galão de posto: fio laminado dourado, com alma de seda Cordão das ombreiras : fio de seda preto Botões: metal dourado Forro: fio de seda sintético (restauro)
Técnica:
Tecido corpo da peça: tafetá Tecido gola e punhos: tafetá Galão do remate dos contornos: passamanaria Galão de posto: passamanaria Forro: tafetá
Dimensões (cm):
altura: 59 (máxima); largura: 36 (nas costas, ombros); 53 (nas costas,cava);
Descrição:
Dólman da farda de Coronel de Caçadores V: casaco de tecido de lã castanho, curto, aproximadamente pela cintura, formando ligeiro bico ao meio da frente e das costas, gola alta, de pé, a apertar na frente com uma série de botões metálicos dourados; mangas compridas, franzidas junto à cava na parte superior, com talhe para o cotovelo e a estreitecer até ao punho; costas com dois cortes, partindo cada um deles da zona da cava e prolongando-se até à parte inferior do casaco, cintando-o ligeiramente, sendo a costura que resulta destes cortes sublinhada por um galão de seda preto. A gola é de tecido de lã vermelho, contornada também com galão de seda preto e aperta com três colchetes metálicos. Idêntico tecido de lã vermelho remata as extremidades das mangas, apresentando, na zona que define o punho, uma série de três galões dourados (símbolo do posto militar), colocados paralelamente e a formar um bico na parte de cima. Nos ombros tem um cordão entrançado que parte do arranque da manga onde está fixado e vai apertar com um botão dourado junto à base da gola - a platina - servindo para colocar os distintivos do posto [as insígnias]. Os botões têm ao centro a corôa real entre dois laureis cruzados e presos por um laço, encimada pela inscrição "D. Maria II". Na parte da frente a peça é acolchoada, sendo o forro dessa zona de tecido igual ao do exterior e o enchimento seguro através de um pesponto que obedece a um desenho de inspiração vegetalista; a restante parte do forro já não é original e é de tecido de seda sintética, castanha. Falta um botão.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
O acervo do Museu Municipal do Porto foi depositado no Museu Nacional de Soares dos Reis em 1940/41, conforme o disposto no Decreto-Lei 27.879 de21 de Julho de 1937. Previamente, em 1938/39, foi feito um inventário geral, do qual consta esta peça, sem indicação de proveniência. Num documento da Câmara Municipal do Porto refere-se: "A farda de que uzou D. Pedro IV no cêrco da cidade (de caçadores 5), foi offerecida à Camara pelo Visconde d' Almeida,offerta que a Camara reputou preciosa, agradecendo-a. Sessão de 25 d'Outubro de 1866 e offício enviado ao dito Visconde, de 27 do mesmo mez e ano. Lº121 de Ver.ores a pg.82 V - copiador geral a pg.42 ". Esta peça de indumentária militar faz parte de uma farda de Coronel de Caçadores V oferecida à Câmara Municipal do Porto pelo Visconde de Almeida, tendo sido posteriormente depositada no Museu Nacional de Soares dos Reis. É composta por dólman, colete e boné. Segundo a informação encontrada no inventário relativamente a este conjunto, sabemos que a mesma farda foi usada pelo Rei D. Pedro IV durante o Cerco do Porto. Este conjunto, tão importante sob o ponto de vista histórico, esteve exposto no salão de entrada da Câmara Municipal do Porto, como refere Luciano Sollari Allegro no "Guia do Forasteiro no Porto e Província do Minho", a p. 22. Mais tarde esteve em exposição no Museu Nacional de Soares dos Reis dentro da mesma vitrine, na "Sala da Lembranças Históricas".

Título

Local

Data Início

Encerramento

N.º Catálogo

D. Pedro d'Alcantara e Bragança. uma vida, dois mundos, uma história. 1798-1834

Portugal: Lisboa, PNQ

1987

O Cerco do Porto Exposição Comemorativa do 150º Aniversário

Casa do Infante

1982

A Cidade do Porto a D. Pedro IV - Comemoração do Bicentenário do Nascimento de D. Pedro IV

Câmara Municipal do Porto

1998-10-09

1998-10-12

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica