MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
1097 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Retrato de Joaquim Madureira (Braz Burity)
Date / Period:
1920 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 46; width: 37;
Description:
Retrato de homem sentado, voltado a três quartos para a direita. O espaço de aparente interior doméstico onde se inscreve a representação é o atelier do pintor Artur Loureiro, identificável pelos quadros expostos na parede frontal e pelo cadeirão de que se vê uma parte no extremo direito da composição. Este retrato tem particularidades únicas, desde logo a posição informal em que posa o retratado, sentado numa cadeira ao contrário, numa representação de corpo inteiro. Aqui se concentra uma série de referentes que nos remetem para o universo criativo do pintor: o espaço do atelier como lugar de trabalho, mas também de encontro e tertúlia, os temas que sempre trabalhou, como sejam a paisagem e natureza-morta (composições florais, entre outras), e ainda, os artecfactos que ele próprio desenhava e executava como sejam as molduras entalhadas e peças de mobiliário. Ressalta ainda na composição a intensidade cromática de fortes contrastes e uma atmosfera luminosa intensa que incide sobre a figura e irradia do branco do fato.
Incorporation:
Doação - Oferta da família do retratado ao Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origin / History:
Obra oferecida ao Museu Nacional de Soares dos Reis, pela família do retratado, em 1959. (Vd. Livros de correspondência recebida e expedida do Museu Nacional de Soares dos Reis: Junho/ Julho 1959) No catálogo da exposição de "Homenagem ao Mestre Pintor Arthur Loureiro", mostra realizada no átrio da Misericórdia do Porto, em Fevereiro de 1923, é apresentado, com o n.º 50, da secção de Retratos, um de "Braz Burity". Sem nenhuma outra referência, não podemos ter a certeza de se tratar desta obra, apesar de ser o único retrato de Braz Burity, que se conhece, realizado por Artur Loureiro.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits