MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contacts  separator  Help  separator  Links  separator  Site Map
 
Thursday, May 02, 2024    INTRODUCTION    ORIENTED RESEARCH    ADVANCED RESEARCH    ONLINE EXHIBITIONS    INVENTORY GUIDELINES 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
OBJECT DETAILS
Museum:
Museu Nacional Soares dos Reis
Inventory number:
608 Pin MNSR
Supercategory:
Arte
Category:
Pintura
Name:
Vista do jardim do Palácio de Cristal
Date / Period:
1927 A.D
Holder:
Madeira
Technique:
Óleo
Measurments (cm):
height: 36,5; width: 77;
Description:
Aspecto de jardim com pequenas árvores e arbustos organizados em largas superfícies recortadas por caminhos. O fundo do quadro é preenchido por uma densa vegetação que funciona como uma parede que limita o campo visual. Marca o centro da composição uma escultura decorativa, um possível chafariz. A composição é marcada pelos contrastes de luz e sombras e pela intensidade das cores banhadas pelo sol. No primeiro plano está representada uma árvore de flores rosadas, que preenche a faixa direita do quadro em toda a altura. Além da nesga de caminho que marca uma diagonal no canto direito do quadro, começa o relvado, marcado no primeiro plano pela sombra projectada da direita para a esquerda. O plano intermédio, banhado de luz intensa e aberta, ganha uma exuberância cromática que se pode entender como o objecto da pintura.
Incorporation:
Doação - Oferecida ao Museu Nacional de Soares dos Reis pela Escola de Belas Artes do Porto em virtude da disposição do Legado Ramos Pinto. (Vd. Origem/ Historial)
Origin / History:
Em Maio de 1939 esta obra estava ainda na posse da famíla do pintor: em carta dirigida ao Presidente da Câmara do Porto, a família (a viúva e as duas filhas) propõe a venda da pintura para o Museu Municipal do Porto. A obra será adquirida pela Escola de Belas Artes do Porto, por resolução do respectivo Conselho Administrativo, "em virtude das disposições do Legado Adriano Ramos Pinto". (Vd. MNSR: Correspondência Recebida, Ent. n.º 78 de 8/03/1941). Em sessão da Escola de Belas Artes do Porto de 23 de Maio de 1927, refere-se a morte de Adriano Ramos Pinto, antigo aluno da Escola, que havia legado a soma de 10 mil escudos para que, com o seu rendimento, se adquirisse, anualmente, um quadro para o Museu Nacional de Soares dos Reis.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Terms & Conditions  separator  Credits