MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 3 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
1178 Pin MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Cabeça de velho
Datação:
1903 d.C. - 1932 d.C.
Suporte:
Madeira
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 49,5; largura: 49;
Descrição:
Figura de homem em busto representado num contexto de paisagem. Pela natureza e expressão da figura podemos considerar tratar-se de um retrato. Nesta obra, como em muitas outras que o pintor realizou no mesmo género, o retrato tem um carácter de crítica social ao representar uma figura do povo indigente a que se associa uma vida difícil ou mesmo uma certa marginalidade. A esta figura de homem velho de barbas grisalhas e desdentado, com a cara vincada pelas rugas e a pele queimada do sol, trajando roupas envelhecidas e chapéu amassado sobre a cabeça, o pintor confere uma grande dignidade que a pose formal e a dimensão da figura na composição acentuam. A paisagem de fundo situa a representação em Vila do Conde, identificada pela presença inconfundível da cúpula da Capela de Nossa Senhora do Socorro, inserida no casario ribeirinho daquela Vila. Esta obra poderá corresponder à que é mencionada na imprensa em 1916, no "Comércio do Porto" de 13 de Maio, como "Tio Francisco", onde é descrito como "um belo tipo de homem de mar, queimado pelo sol e cheio de vigor e robustez (...), retrato impressivo e esplêndido (...)". Uma grande parte das obras apresentadas nesse ano de 1916 foi realizada em Vila do Conde. Esta possibilidade é reforçada pelo facto de, em 1933, ser apresentada em exposição a obra "Tio Francisco" como pertença da colecção que anos mais tarde foi legada ao Museu Nacional de Soares dos Reis e de onde provém esta figura de homem.
Incorporação:
Legado - Legado ao Museu Nacional de Soares dos Reis por Berta Pinto dos Santos Villares.
Origem / Historial:
Integrou a colecção de Alberto Villares. Faz parte do Legado de Berta Pinto dos Santos Villares, feito a favor do Museu Nacional de Soares dos Reis, em 1962: "Deixo e lego ao Museu Nacional de Soares dos Reis, desta cidade, todos os meus quadros a óleo, aguarelas, desenhos, pastas com águas fortes e gravuras, assim como o retrato a óleo do meu marido que, em vida, tanto amou a Arte e a Ciência".

Bibliografia

Catálogo Oficial da Grande Exposição do Norte de Portugal realizada no Palácio de Cristal. Porto: [s.n.], 1933, pág. (Cat. 68)

Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850 - 1950 [Catálogo da exposição]. [Lisboa]: MC/IPM/MNSR, 1996, pág. 110 il.

 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica