MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
terça-feira, 14 de maio de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
18 Pin CMP/ MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Tempestade (Naufrágio)
Autor:
Pillement, Jean (Lyon 1728-1808)
Datação:
1782 d.C.
Suporte:
Tela engessada
Técnica:
Pastel
Dimensões (cm):
altura: 65; largura: 95;
Descrição:
Noturno com naufrágio no mar junto à costa. A cena é dominada pela atitude de desespero de homens e mulheres sobre os penhascos vendo-se ao longe um navio de três mastros prestes a afundar-se. Atmosfera pesada de céu carregado de nuvens negras. Forte incidência de luz sobre os personagens em primeiro plano agitando-se nas rochas em gestos de aflição; demarcam-se à frente três mulheres que se abeiram do desastre expondo-se à forte ventania, duas implorando de braços erguidos aos céus e uma terceira junto aos despojos. Um bote desfez-se contra uma rocha atirando para fora um homem, enquanto outro já conseguiu chegar à margem e, mais atrás, agita-se um salva-vidas entre as ondas em volta do resgate de um tripulante. No meio da tempestade, irrompe do céu um clarão que ilumina intensamente a orla rochosa onde se desenrola o salvamento, gerando sombreados no relevo da costa. As cores de amarelo e castanho da indumentária harmonizam-se numa escala dominada pelo branco, o cinza e o azul.
Incorporação:
Depósito da Câmara Municipal do Porto no Museu Nacional de Soares dos Reis.
Origem / Historial:
Obra proveniente da Coleção Allen, adquirida em 1850 pela Câmara Municipal do Porto. Em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Lei 27 878, de 21 de julho de 1937). Deslocada em 17 de novembro de 2017 para o Museu Romântico do Porto - Quinta da Macieirinha. Por determinação superior, de 27.02.2020, regressou ao Museu Nacional de Soares dos Reis. Trata-se de uma extensa coleção de 599 quadros do colecionador João Allen (1781-1848), constante com o n.º 221 de um documento de avaliação elaborado em 30 de novembro de 1849 pelo pintor João Batista Ribeiro. Esta coleção formou o núcleo do antigo Museu Municipal do Porto (extinto em 1937) e na sua maioria consta do “Catálogo Provisório da Galeria de Pintura”, publicado por Eduardo Allen em 1853. A obra encontra-se em depósito no Museu Nacional de Soares dos Reis desde 1940 (Dec.-Lei 27 878, de 21 de julho de 1937).
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica